MPAC: Napaz capacita professores da rede pública municipal de Rio Branco
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020, 11h27
19 de fevereiro de 2020
O Ministério Público do Estado Acre (MPAC), por meio do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Napaz), realizou nesta quarta-feira, 19, no auditório do Edifício-Sede, a capacitação “Mediação: Intervenção Efetiva nos Conflitos Escolares”, voltada para educadores da rede municipal de ensino de Rio Branco.
A capacitação contou com palestras dos promotores de Justiça Carlos Pescador e Bianca Bernardes de Morais e do coordenador do Natera, Fábio Fabrício.
A proposta de mediação de conflitos nas escolas segue uma orientação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para a implantação do chamado “Ministério Público Resolutivo”, que visa, através da intervenção extrajudicial, feita por meio da autocomposição, evitar a excessiva judicialização das demandas sociais.
Segundo a procuradora de Justiça do MPAC, a atuação resolutiva do MPAC é uma das metas prioritárias da gestão. “Esse trabalho precisa ser fortalecido e expandido cada vez mais com a realização constante de palestras, cursos e capacitações sobre o tema. Esta é uma forma de promover uma cultura de paz e promover resolução de conflitos nas escolas”, disse a PGJ.
Na oportunidade esteve presente a procuradora-geral de Justiça Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, os promotores de Justiça Carlos Pescador e Bianca Bernardes, o Secretário Municipal de Educação Moisés Diniz, Karine Frantiesca, coordenadora administrativa do Napaz, e o coordenador do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), Fábio Fabrício.
FONTE: www.mpac.mp.br


