MPAC: MP apresenta estratégia de cobertura vacinal a diretores de escolas estaduais
terça-feira, 03 de março de 2020, 10h59

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, promoveu nesta terça-feira, 3, reunião com diretores de escolas estaduais e gestores das secretarias de Educação e Saúde, para apresentar estratégias que vem sendo implementadas para melhorar os índices de cobertura vacinal no Acre.
O promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro explicou que o encontro teve o objetivo de envolver os diretores e compartilhar informações acerca das ações traçadas em setembro de 2019, para aumentar a cobertura vacinal, assim como apresentar resultados alcançados após o período de matrículas.
“Os diretores são atores fundamentais nesse esforço conjunto que estamos fazendo desde o ano passado para reverter a tendência de queda e consolidar a melhora dos índices de cobertura vacinal. Os dados demostram que a estratégia que adotamos está dando certo e os números são animadores, mas precisamos avançar e os diretores podem ajudar muito”, disse o promotor.
União de esforços já apresenta resultados
O envolvimento comprometido de instituições que se uniram em setembro de 2019 conseguiu em curto espaço de tempo, reverter uma tendência considerável de queda nos índices de cobertura vacinal dos últimos dez anos.
O MP acreano envolveu as promotorias de Justiça Especializada em Defesa da Saúde, da Educação, e de Infância e Juventude, juntamente com as secretarias de Estado de Saúde e Educação; secretarias de Saúde e de Educação de Rio Branco; Conselho Regional de Medicina e Sindicato dos Médicos do Acre, definiu estratégias e deu início as ações no período de matricula e rematrícula dos alunos da rede pública de ensino na capital. Mais de 100 escolas foram visitadas e selecionadas para a verificação da situação vacinal. Após esse processo, a secretaria de Saúde emitiu Declaração de Vacinação em Dia, que foi anexada a documentação da matrícula.
O represente da secretaria de Estado de Educação, Rutênio Sá, informou que a partir do mês de abril essas ações serão implementadas também nas escolas rurais de Rio Branco que possuem mais de 100 alunos.
Participaram da reunião a gerente do Núcleo Estadual de Imunização, Renata Aparecida Rossato Quiles e a diretora de Vigilância em Saúde de Rio Branco, Socorro Martins.
Fonte: www.mpac.mp.br