Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPMA: São Luís- Violência de gênero é tema de roda de conversa

sexta-feira, 06 de março de 2020, 12h05

Evento no Centro Cultural fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

 

DSC 0762

 

Roda de Conversa reuniu estudantes no Centro Cultural.

 

Selma Martins destacou importância de debater a violência contra a mulher com as crianças.


O “Namoro Legal” foi o tema de roda de conversa realizada na manhã desta sexta-feira, 6, no auditório do Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão. Promovida pela 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher, a palestra teve o objetivo de discutir a violência de gênero e a masculinidade tóxica. O público foi composto por alunos do ensino fundamental da escola Alberto Pinheiro e participantes do programa Jovem Aprendiz.


Na abertura, a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Mariléa Campos dos Santos Costa, saudou todos os presentes e ressaltou a importância de falar sobre o tema na infância. “É muito bom ver esse auditório lotado com essa juventude, que é a esperança de um estado e sociedade melhores”, afirmou.


A promotora de justiça Selma Regina Souza Martins comentou sobre as atitudes que perpetuam o machismo e violência contra a mulher, ressaltando a importância de combatê-las desde a infância. “É lógico que criança não namora, mas podemos falar sobre gênero para elas. Temos que desmitificar que existe profissão de menino e de menina, por exemplo”, disse.


A psicóloga Denyse Campos destacou que intervir nessa fase da vida das crianças é importante para desconstruir atitudes que podem resultar em relacionamentos abusivos. Segundo a palestrante, “trabalhar com criança sobre papéis de gênero é extremamente relevante para combater o machismo, a violência e outros esteriótipos que são atribuídos desde a infância”.


Selma Martins disse que a campanha “Namoro Legal” será realizada em outras escolas públicas, sempre no formato de rodas de conversa. “Assim a gente vai tentando melhorar a nossa sociedade, por meio de um processo educativo e preventivo para que mulheres não morram mais devido à violência doméstica”, concluiu.


DIA DA MULHER

Hoje, na Procuradoria Geral de Justiça, as mulheres receberam brindes quando chegaram ao prédio. A iniciativa também fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que é comemorado no dia 8 de março.


No domingo, 8, será realizada a 9ª edição da corrida Rosa Shok. Organizada anualmente pela EuCorro Eventos Esportivos, a corrida faz parte da campanha permanente do MPMA “Maria da Penha em Ação”, que tem foco no combate à violência contra a mulher. Parte do valor arrecadado com as inscrições será doado à SAEEM – Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher – Socorrão II, que atende mulheres vítimas de violência desde 2013.



Redação: CCOM-MPMA

Fonte: www.mpam.mp.br


topo