Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Projeto Escola Restaurativa do MP-AP e Tjap apresenta resultados na Escola Piauí com adoção das ferramentas para prevenção e resolução positiva de conflitos

quarta-feira, 11 de março de 2020, 14h12

 

 Publicado: 11 Março 2020

 

WhatsApp Image 2020 03 11 at 13.06.15 1



O Projeto Escola Restaurativa realizado, no município de Santana, pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP) em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (Tjap) trouxe bons frutos apresentados pela Escola Municipal Piauí que iniciou o ano letivo realizando círculos de diálogos em todas as suas turmas. Os círculos foram realizados nos primeiros dias de aula, nesta semana, promovendo um diálogo com os alunos sobre um ambiente harmonioso de paz que privilegiasse a disseminação de valores e construção da cidadania dentro e fora de sala de aula, em 2020.

 

WhatsApp Image 2020 03 11 at 13.06.18 1



A diretora Érica Patrícia Dias Góes, informou que após a participação da escola no projeto, em 2017, foram adotadas as Práticas Restaurativas, com a realização dos círculos de forma rotineira. “Verificou-se, através da análise do desempenho acadêmico dos alunos, significativas mudanças, tais como: redução dos conflitos e violência, boas relações interpessoais, desenvolvimento de valores socio-morais, assim como a melhoria da aprendizagem com resultados positivos no IDEB”, afirmou.


Na Escola Piauí, os círculos de diálogos são utilizados entre professores, equipe pedagógica e administrativa, funcionários de apoio, alunos e pais, gerando uma conexão entre todos que possuem uma relação com a instituição de ensino. Os círculos têm sido adotados pela instituição de ensino como ferramenta metodológica de prevenção da violência e de solução de conflitos, contribuindo especialmente para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem.

O educandário alcançou, em 2019, o melhor desempenho dos 9º anos, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município e atribui esse resultado à parceria firmada com o MP-AP e TJAP, que resultou no maior incentivo à leitura e à priorização do diálogo com alunos, professores, funcionários e pais, fortalecendo a construção de espaços participativos e ferramentas para a resolução de conflitos.

 

Projeto Escola Restaurativa

O Projeto Escola Restaurativa, desenvolvido e coordenado pelo MP-AP, por meio do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas de Santana, e pelo Tjap, por intermédio da Vara da  Infância e Juventude de Santana, tem por objetivo levar às escolas estaduais e municipais, atividades e palestras visando à boa conduta dos estudantes e melhoria nos relacionamentos entre professores, alunos e demais funcionários, por meio das Práticas Restaurativas.

 

WhatsApp Image 2020 03 11 at 13.06.18 2

 

Para a coordenadora do NMCPR, promotora de Justiça Sílvia Canela, divulgar iniciativas como essa são importantes para incentivar a adoção por outras instituições que necessitam de mudanças.


“É importante para o Ministério Público iniciativas como essa que a Escola Municipal Piauí vem adotando, pois contribui para a transformação social, gerando mudanças positivas para a escola. Nosso projeto de Práticas Restaurativas tem muitos frutos, trazendo essa união na comunidade escolar e o melhor desempenho acadêmico”, ressalta a promotora Sílvia.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
 


topo