MPPE: Casas de acolhimento de crianças e adolescentes devem tomar medidas contra a pandemia de Covid-19 em Moreno e Abreu e Lima
segunda-feira, 23 de março de 2020, 17h14
23/03/2020 - O Ministério Público de Pernambuco, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Moreno e pela 3ª Promotoria de Justiça de Abreu e Lima, expediu recomendações para que sejam adotadas uma série de medidas para garantir a segurança e o cumprimento das determinações da vigilância sanitária em casas de acolhimento para crianças e adolescentes.
Em Moreno, a Cidade Evangélica dos Órfãos deve adotar providências necessárias para restringir visitas, que devem ser autorizadas só em casos de emergência, disponibilizar produtos para higienização das mãos nas visitas; adotar medidas, ainda para identificar e tratar crianças e adolescentes que venham a ter sintomas de gripe ou da Covid-19.
Adoção, ainda, de medidas para que os empregados e colaboradores tomem a vacina contra a H1N1 que começou nesta segunda (23), adotem medidas sanitárias vigentes, como lavagem das mãos, usos de álcool em gel e possíveis medidas de quarentena. Além de outras postulações.
No caso da cidade de Abreu e Lima a recomendação solicita que o prefeito da cidade tome medidas também proceder orientações quanto à visita à crianças e adolescentes. A prefeitura deve realizar a fiscalização da restrição de visitas, da adoção das medidas sanitárias preconizadas pelo Ministério da Saúde do Brasil (MSBR) e também pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). Com atenção especial à necessidade de higienização local.
Nas duas cidades, a gestão municipal e as casas de acolhimento devem divulgar à exaustão as campanhas de prevenção ao Covid-19, respeitando as diretrizes indicadas pelas equipes técnicas de Saúde.
As recomendações solicitam essas medidas tendo em vista o cenário de saúde pública no âmbito mundial, onde a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou a classificação do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) para pandemia, com mais de 150 mil pessoas infectadas em 137 países.
Imagem acessível: retângulo com fundo azul e com marca d'água com mapa mundi tem sobrepostos os dizeres Casas de acolhimento de crianças e adolescentes devem tomar medidas contra a pandemia de Covid-19. Acima, tarja vermelha com Moreno e Abreu e Lima. Acima, marca criada para o tema Coronavírus
FONTE:www.mppe.mp.br