TJMT: 3ª Vara Cível de VG implanta videoconferência para realizar audiências de conciliação
quinta-feira, 25 de junho de 2020, 14h14
22.06.2020 15:24
A 3ª Vara Cível de Várzea Grande está utilizando a videoconferência para realizar as audiências de conciliação. Este mês, a título de teste, a unidade judicial já realizou três audiências, e o resultado foi considerado muito positivo pelo juiz titular, Luis Otávio Pereira Marques, tanto que ele pretende continuar a realizar as audiências de conciliação somente por videoconferência, após as restrições impostas pela Covid-19.
“A audiência por videoconferência traz celeridade e evita deslocamento tanto das partes quanto do advogado”, destacou o magistrado. Entre junho e julho os servidores da unidade judicial estarão envolvidos com a expedição das citações e intimações para que as audiências sejam realizadas já no início de agosto. A expectativa é realizar, em média, 15 audiências semanais, número que pode aumentar, em função da praticidade da audiência por videoconferência.
O magistrado atribui a continuidade da prestação jurisdicional, apesar da adoção de medidas de contenção ao contágio da Covid-19, ao avanço implementado pela atual gestão do Poder Judiciário, que tomou decisões importantes e rápidas para manter o ritmo das atividades. Entre elas a adoção de ferramentas para a realização de videoconferências, como a Lifesize, usada nas sessões das câmaras de julgamento, e a Microsoft Team, utilizada nas audiências de conciliação da 3ª Vara Cível de Várzea Grande.
Nadja Vasques
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
FONTE: www.tjmt.jus.br