TJMT certifica por videoconferência professores como mediadores escolares
quinta-feira, 09 de julho de 2020, 11h29
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), certificou 22 professores da rede de ensino de Cuiabá e Várzea Grande como mediadores escolares. Com esse título, os profissionais passam a usar técnicas de mediação para solucionar conflitos em estabelecimentos de ensino. Na maioria das vezes, os casos no interior dos colégios envolvem situações que geram hostilidade, intolerância, violência e indisciplina.
Os professores foram capacitados durante 100 horas/aula, divididas entre conhecimentos teóricos e práticas de procedimentos. “Hoje é o dia de mais uma colheita da cooperação entre o Poder Judiciário, o Ministério Público e o Estado de Mato Grosso, por meio da Seduc, que teve início em 2017. Agora, nasce uma segunda turma de mediadores escolares capacitadas para atuação na resolução dos conflitos no âmbito educacional, bem como ainda na prevenção”, sublinhou o presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.
O Projeto de Mediação Escolar está sendo desenvolvido por meio de Termo de Cooperação Técnica entre o Judiciário, MPE e Seduc, assinado em 2017, e concentra-se na aplicação de práticas alternativas de resolução pacífica de conflitos através do diálogo entre os envolvidos. O projeto também buscar promover o aprimoramento das políticas públicas de enfrentamento à violência escolar em Mato Grosso.
“Sou muito grata por ter sido convidada pelo Ministério Público para firmar essa parceria. Sem a qual não teria a felicidade de vivenciar este momento que para mim é muito precioso”, assinalou a presidente do Nupemec, desembargadora Clarice Claudino da Silva. A magistrada anunciou com satisfação, atendendo a proposta do promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, que a continuidade da parceria para o desenvolvimento da Mediação Escolar conta com o aval do Poder Judiciário, e ainda indicou a ampliação do projeto com a introdução do Círculo de Construção de Paz, do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur).
“Há mais de 20 anos quando falava em mediação muitos diziam que era devaneio. Só que naquele tempo já destacava que a mediação era com diálogo e com técnicas. E hoje temos essa realidade com a preparação e certificação desses professores para que possam atuar. É muito gratificante”, pontuou a desembargadora.
A secretária de Educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, parabenizou a todos, principalmente os professores capacitados, e disse que enquanto estiver como gestora da Seduc trabalhará pela ampliação do projeto. “Somos educadores e intermediamos diferentes tipos de conflitos nas escolas, entre alunos, servidores, familiares e com a comunidade. Até então, agíamos com a cara e a coragem. Agora, vocês estão tendo uma oportunidade que ainda é para poucos no estado, mas que queremos expandir”, frisou.
Para o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior, coordenador do projeto de Mediação Escolar, “a solução de conflitos no ambiente escolar é um exercício prático de cidadania”, justamente porque os mediadores que foram certificados terão papel fundamental, especialmente após o retorno das atividades presenciais de ensino depois da pandemia causada pela Covid-19. Miguel Slhessarenko manifestou também a intenção de ampliar o projeto para outras regiões do Estado, inclusive por meio de uma plataforma de ensino a distância (EaD).
Entrega dos certificados Os certificados foram enviados para o endereço eletrônico dos professores, coordenadores e diretores das escolas Pascoal Ramos, Francisco Alexandre Ferreira Mendes, Leovegildo de Melo, Deputado Emanuel Pinheiro, Tancredo de Almeida Neves e André Avelino Ribeiro.
A cerimônia online foi prestigiada por 40 pessoas, entre as quais, além de representantes das instituições e mediadores escolares, a coordenadora do Nupemec, juíza Cristiane Padim da Silva. A solenidade de certificação dos novos mediadores está disponibilizada no youtube no canal oficial do TJMT.
Fonte: www.tjmt.jus.br