TJAM: Juiz do TJAM fala sobre a educação e o sistema socioeducativo, em live promovida pela Semed
segunda-feira, 13 de julho de 2020, 09h31

“Educação e o Sistema Socioeducativo: Desafios e soluções” é o tema de uma live que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizará nesta terça-feira (14), com a participação do juiz Luís Cláudio Chaves, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (VEMS), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A live será transmitida a partir das 20h no perfil @luisclaudiochaves, no Instagram, em ação promovida pelo Departamento Geral dos Distritos (DEGD), por meio do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed.
O assessor do Nupi, Ricardo Simões, aponta que a importância dessa conversa é que o Sistema Socioeducativo tem como foco primordial conceber aos indivíduos infantojuvenis um modelo de responsabilização diferenciado. “Nesse contexto, a Educação é a ferramenta essencial para possibilitar a modificação do comportamento e atitude desse menor. Com a realização da live, esse paradigma socioeducativo poderá ser compartilhado com a equipe escolar para um maior esclarecimento do trabalho desenvolvido pela Vems do Amazonas”, completou Ricardo.
Este ano, a Vara de Medidas Socioeducativas foi destaque no 26.º Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv) com a metodologia das Audiências Concentradas, que tem a finalidade de contribuir para a celeridade processual, no trabalho de reavaliação das medidas socioeducativas.
Para o juiz Luís Cláudio, a educação com o trabalho é um dos pilares do processo de redirecionamento dos adolescentes em conflito com a lei. “Os outros são a família e o cultivo da espiritualidade. Recebi com satisfação o convite da Semed, através do Nupi, afinal nada melhor do que discutir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pelo viés da Educação”, explicou Luís Cláudio.
Fonte: www.tjam.jus.br