Santa Terezinha: MPPE se reúne com órgãos da rede socioassistencial para manter funcionamento de serviços essenciais durante a pandemia
quinta-feira, 13 de agosto de 2020, 16h12
13/08/2020 - Os membros da Promotoria de Justiça de São José do Egito, com atuação também no termo de Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú, promoveram, na última semana, uma reunião com integrantes dos órgãos que compõem a rede socioassistencial, como Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar e Secretaria de Políticas Sociais de Santa Terezinha, a fim de para acompanhar o funcionamento desses serviços essenciais.
De acordo com os promotores de Justiça Aurinilton Leão e Cícero Monteiro Júnior, os profissionais da rede tinham dúvidas sobre quais atividades deveriam ser mantidas ou suspensas em virtude da pandemia da Covid-19 e o regime de funcionamento das unidades do Ministério Público, do Judiciário e das Polícias Civil e Militar na região.
"Apesar de termos um diálogo constante com os órgãos da rede socioassistencial, essa reunião conjunta com a participação das duas Promotorias com as equipes é um fato inédito. A interlocução foi voltada para garantir a continuidade das ações em rede, orientando os profissionais quanto à qualidade do serviço e com foco em evitar descontinuidades", detalhou Aurinilton Leão.
Os profissionais explicaram que os serviços estão funcionando normalmente. Estão sendo adotadas medidas sanitárias como uso de máscaras faciais, atendimento presencial apenas com agendamento prévio, além de cuidados com a higienização e circulação de ar nas instalações físicas.
A rede atua na proteção de crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, em situação de rua, vítimas de violência e exploração sexual e demais situações de vulnerabilidade social.
Nos casos que demandam a atuação urgente, os órgãos estão realizando os atendimentos; já os demais estão sendo incluídas em uma lista com ordem de prioridade para o acompanhamento dos casos mais graves.
Por fim, o MPPE e os integrantes da rede também dedicaram uma parte da reunião à discussão de casos individuais envolvendo crianças e adolescentes, pessoas com problemas de saúde mental e idosos.

Imagem acessível: retângulo com fundo azul texturizado tem sobrepostos os dizeres Funcionamento de serviços essenciais da rede socioassistencial durante a pandemia. Acima, tarja vermelha com Santa Terezinha. Acima, logomarca criada pelo MPPE para os assuntos relativos ao coronavírus
FONTE: www.mppe.mp.br