TJMT: Entrega de presentes marca o Dia das Crianças de menores acolhidos em Cuiabá e Várzea Grande
terça-feira, 13 de outubro de 2020, 14h26
08.10.2020 08:21
Em poucos minutos, a alegria tomou conta do cômodo, agora repleto de brinquedos e papéis de presente espalhados pelo chão. Na quarta-feira (7 de outubro), a rotina trazida pela pandemia da Covid-19, que há meses tem exigido dias de isolamento, foi transformada em várias casas que abrigam crianças e adolescentes acolhidos em Cuiabá e Várzea Grande com uma ação desencadeada pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja). Para marcar o Dia das Crianças (12 de outubro), a Ceja, com o apoio de duas ‘madrinhas’ provedoras, levou brinquedos, roupas e um momento de pura diversão para os menores.
A primeira unidade a ser visitada foi a Casa da Criança Cuiabana 1, onde foram entregues presentes para as crianças, com idade de zero até três anos. Na sequência, a equipe da Ceja se dirigiu até a Casa da Criança Cuiabana 2, que atualmente acolhe 14 crianças de três a 10 anos. Com uma boneca nova nas mãos, Ana Carolina*, de 10 anos, trazia um sorriso estampado no rosto. Em seu segundo dia na casa lar, ela não imaginava que iria receber um presente de Dia das Crianças. “Fiquei feliz”, contou a garota. Já João Miguel*, de cinco anos, não conteve a alegria ao abrir o pacote e se deparar com um novo companheiro de aventuras. “Nossa, um caminhão. Eba!”, gritou o menino.
Segundo a coordenadora da Casa da Criança Cuiabana 2, Laydy Dias, ações como essa são importantes para amenizar a falta que essas crianças sentem de uma família. Ali, das 14 crianças (cinco meninas e nove meninos), seis já se encontram aptas à adoção. “Essa é uma forma de amenizar essa distância, essa solidão. O simples ato de doar um brinquedo, você viu que a alegria deles foi lá pra cima? O sorriso foi na nuca. Essa entrega foi uma surpresa e deu para ver a alegria nos olhos deles em poder ganhar esses brinquedos. Tudo que a gente faz aqui é uma forma de demonstrar que eles estão sendo acolhidos, amados e que logo terão uma família. Essa ação, uma forma de demonstração de carinho, é muito importante”, pontuou.
Em Várzea Grande, a equipe visitou a Casa Lar 2 do Projeto Vida Nova, onde atualmente quatro crianças encontram-se acolhidas. Assim que abriram os pacotes, as pequenas Laura* e Fabiana* já deram nome às novas bonecas: Flor e Elza. Mais tímido, o pequeno João* não quis saber de conversa, mas adorou o novo presente: um violão de brinquedo. Já o mais velho, Murilo*, de nove anos, adorou ganhar um brinquedo na moda entre os meninos dessa idade: um beyblade. “Achei muito legal”, revelou. Segundo a mãe social Celina Rodrigues, ações como essa ajudam a descontrair e deixam as crianças muito felizes. “Para eles, ganhar um presente é uma das melhores coisas da vida”, salientou.
Para a coordenadora da Ceja, Elaine Zorgetti Pereira, o Dia das Crianças merece sempre ser celebrado. “Nós da Corregedoria estamos há quase 10 anos fazendo essa ação e não poderíamos deixar passar em branco essa data tão especial que é o Dia das Crianças. E, mesmo distantes, a gente não se esquece delas. Estamos fazendo um mimo, essa lembrança para essas crianças, que estão privadas não só da família, como da escola e do convívio social. Nesse momento de pandemia, que não está sendo possível realizar uma grande festa, estamos fazendo essa ação de ir em cada casa lar entregar um presente para as crianças, fazendo o seu dia um pouco mais feliz.”
Nesta quinta-feira (8 de outubro), a equipe da Ceja dará seguimento à ação e entregará os presentes na Casa da Criança Cuiabana 3, no projeto Nossa Casa, no projeto Nosso Lar e na Casa Lar - Família Social (Casa 4). Ao todo, serão entregues 78 presentes.
Os presentes foram comprados por meio de doação feita pela madrinha provedora Elaine Pelicano Emboava e por outra madrinha provedora que preferiu não se identificar.
Conforme a coordenadora, os interessados em auxiliar essas unidades podem entrar em contato com a Ceja, pelos telefones (65) 3617-3121/3617-3330. “Essas casas estão precisando de muitas coisas nesse momento, desde alimentos, produtos de limpeza e também de brinquedos e jogos para as crianças e os adolescentes”, complementou Elaine.
Adoção em Mato Grosso – Atualmente, 420 crianças e adolescentes encontram-se acolhidos no Estado, sendo 65 disponíveis para adoção. São 82 instituições de acolhimento e 743 pretendentes habilitados à adoção.
Em Cuiabá, são 67 menores em seis casas lares e, em Várzea Grande, 18 acolhidos em quatro casas no projeto Vida Nova.
Lígia Saito / Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
FONTE: www.tjmt.jus.br