Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJPA: Projeto estimula adoção e acolhimento

terça-feira, 20 de outubro de 2020, 10h00

Estimular o fortalecimento e aprimoramento do trabalho articulado e integrado dos órgãos vinculados à adoção no Estado. Esse é o objetivio do projeto “Rede em Ação – Adoção de Crianças e Adolescentes Acolhidos”, da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). O projeto iniciou as suas atividades na última quinta-feira, 15, através de reunião online, via plataforma Teams, que contou com 34 participantes. 

 

O intuito da reunião foi de promover espaço para reflexões, debates e compartilhamentos de experiências às equipes interprofissionais vinculadas às Varas com atribuição em infância e juventude e aos profissionais que atuam nos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes, além dos voluntários de Grupos de Apoio a Adoção (GAAs). 

 

Nessa primeira reunião, participaram profissionais das unidades judiciárias de Icoaraci, Ananindeua, Benevides e Santa Izabel do Pará e do GAA Renascer, além de membros dos Serviços de Acolhimento de Belém (Recomeçar, Euclides Coelho Filho, Calabriano, Cordeirinhos de Deus) e Ananindeua (S.A Infantil 7 a 12 anos).

 

O projeto desenvolverá as suas ações por meio de reuniões online, divulgando e debatendo em torno do Provimento Conjunto 001/2019 – CJRMB/CJCI/CEIJ, de 15 de janeiro de 2019, que dispõe sobre diretrizes para a preparação de crianças e adolescentes acolhidos para colocação em família substituta e do material intitulado “Orientações Básicas para Preparação para Adoção de Crianças e Adolescentes Acolhidos”, que foi publicado pela CEIJ em maio de 2020, e traz novos esclarecimentos sobre o tema. 

 

Em parceria com a Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará (EJPA) e com o GAA Renascer, o projeto também proporcionará rodas de conversa online com especialistas na temática da adoção, particularmente referentes à adoção de crianças maiores de dois anos e adolescentes acolhidos.

 

As próximas ações do projeto serão uma reunião online, no dia 22 de outubro, voltada para os profissionais dos municípios de Dom Eliseu, Mãe do Rio, Paragominas, Breves, Soure e Parauapebas, além de uma roda de conversa online, com o tema “Os caminhos da desistência no processo de adoção de crianças maiores e adolescentes: A importância do apoio e acompanhamento”, que será realizada no dia 19 de novembro deste ano, no horário de 18h às 19h30, conduzida pela doutora em Serviços Sociais pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, (TJMG-Uberaba), Angélica Gomes da Silva.





fonte: TJPA


topo