MPSP: Webinar aborda combate a violências contra crianças e adolescentes
terça-feira, 20 de outubro de 2020, 10h12
Sexta-Feira , 16 de outubro de 2020
Evento acontece na próxima terça-feira a partir das 9h30
O papel do Ministério Público no enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes é tema do webinar que o Centro de Apoio Operacional Cível (CAO Cível) e a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) promovem em parceria com o Instituto Alana na próxima terça-feira (20/10), às 9h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Na ocasião, será lançado um guia operacional sobre atuação em rede, voltado a promotores de Justiça que trabalham com crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual.
A apresentação do guia, elaborado pelo MPSP e Instituto Alana contando com a participação de diversos especialistas, ficará a cargo da assessora do CAO Cível Renata Rivitti, das integrantes do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial do MPSP Carla Fraga Ferreira e Marina de Moraes e dos representantes do Instituto Alana Pedro Hartung e Ana Claudia Cifali.
Para Renata, a atuação em rede parte da premissa da incompletude institucional e da constatação da alta complexidade que permeia o fenômeno da violência. "A atuação multidisciplinar, intersetorial e interinstitucional, com ações coordenadas e efetivas, não apenas atende a comando legal, mas também mostra-se essencial para a garantia da atenção e da proteção integral de crianças e adolescentes".
Segundo Hartung, os altos índices de estupros de vulneráveis no Estado mostram a importância de uma ação qualificada e em rede para a defesa dos direitos de quem tem menos de 18 anos. "O Ministério Público é instituição fundamental para fomentar essa rede e garantir a efetividade da regra constitucional da absoluta prioridade das crianças e seus direitos em todas as cidades paulistas. Nós celebramos a iniciativa e parceria com o MPSP".
O webinar contará ainda com palestra sobre violência sexual contra criança e adolescente ministrada pela promotora Silvia Chakian, do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid). A mediação será feita pela assessora da ESMP Mirella de Carvalho Bauzys Monteiro.
Interessados em acompanhar o evento devem fazer inscrição neste link.
FONTE: www.mpsp.mp.br