Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Coapaz – MPSE e Seduc se reúnem para fomentar parcerias sobre práticas autocompositivas

terça-feira, 02 de fevereiro de 2021, 11h06

 

 


A Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz) do Ministério Público de Sergipe se reuniu virtualmente com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para estimular parceria entre os órgãos. A Seduc apresentou iniciativas acerca das práticas autocompositivas que desenvolve e ressaltou a importância do apoio do MPSE, por meio da Coapaz, para potencializar a sua atuação.


Durante a reunião, a equipe da Secretaria fez um breve histórico das ações desenvolvidas e destacou que tal iniciativa começou há aproximadamente 04 anos, através do Núcleo de Prevenção à Violência e do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), setor que atua com saúde emocional, onde são realizadas palestras, rodas de conversa e círculos restaurativos, sempre que acionados pelas escolas.


Ainda segundo a Seduc, após a publicação da Portaria 3.625/20/GS/Seduc – que institui a política de promoção da paz nas instituições educacionais vinculadas à Rede Pública Estadual – estão buscando aumentar o número de facilitadores, através de capacitações, a fim de ampliar o alcance do trabalho, permitindo não somente a atuação de forma combativa, mas também preventiva, através de círculos de celebração e de aprendizagem.


A Coapaz, através de sua Coordenadora e servidores, fez breve resumo da atuação da Coordenadoria, e ressaltou a intenção de articular a criação de um fórum estadual para discussão e o fomento à institucionalização da cultura de paz e das práticas autocompositivas/restaurativas nos mais diversos setores da sociedade sergipana, inclusive para estimular políticas públicas. “A parceria com a Seduc fortalecerá a cultura de paz, através da atuação em rede”, destacou Conceição Figueiredo.

Sobre a Portaria 3.625/20 da Seduc, os integrantes da Coapaz destacaram a importância da iniciativa, mas alertaram para a necessidade de regulamentação do ato, com enfoque na capacitação dos profissionais e na estruturação da função de facilitador/multiplicador, como forma de possibilitar a efetivação das políticas públicas pretendidas.


A Coapaz solicitou à equipe da Seduc o envio da relação de profissionais que atuam com as práticas autocompositivas/restaurativas, a respectiva formação de cada um e o fluxo de atendimento das demandas, a fim de dimensionar a estrutura neste aspecto e analisar de que maneira poderia se dar a parceria entre ambos os órgãos.


Participaram da reunião virtual, além da Coordenadora da Coapaz, Conceição Figueiredo, os servidores: Marília Melo Bezerra, Cayo Rubens Castilhano Santos, Ana Célia Barbosa Matias, Juliana Vasconcelos de Oliveira Freitas e Verônica Eugenia Morales Salinas Alves; e as servidoras da Secretaria de Estado da Educação: Eliana Passos Santana (diretora do Dase) e Marieta Barbosa Oliveira, Adriane Álvaro Damascena (chefe do Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos (Sepedh), Ana Mércia Dantas da Silva, Cláudia Vanessa Silva Régis Alves e Nadja Bispo Tavares Reis.

_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: 
comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe

1 de fevereiro de 2021


topo