TJGO e Prefeitura de Goiânia promovem debate sobre prevenção da gravidez na adolescência
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021, 09h32
Em celebração à Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, comemorada no mês de fevereiro, a titular do 1º Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Goiânia, juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, participou na tarde desta quarta-feira (17), de live sobre o tema “Prevenção da Gravidez na Adolescência”. O webinário, uma parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e a Prefeitura de Goiânia, apresentou informações sobre medidas preventivas e educativas para a redução da incidência da gravidez na adolescência.
“O Poder Judiciário goiano tem dado especial atenção à gravidez na adolescência, por meio de ações e programas que acolhem e orientam adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade”, ressaltou a juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, que atua há mais de uma década no Juizado da Infância e da Juventude da capital.
Conforme a responsável pela Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania (GERINC) da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) de Goiânia, Luciana Ferreira Machado, o trabalho em prol da prevenção da gravidez na adolescência foi intensificado por meio de ações conjuntas entre a Prefeitura de Goiânia e o Poder Judiciário Estadual. “Nossa atividade tem tido constante apoio de toda a rede intersetorial, em especial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que nos subsidiam com ações preventivas para a redução da incidência de gravidez na adolescência”, informou.
Também participante do debate, a médica pediatra e homeopata, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Elisa Oliveira Dafico Pfrimer, discorreu sobre os desafios da prevenção da gravidez na adolescência, e ressaltou a complexidade dos fatores orgânicos, psíquicos, sociais e históricos que envolvem as circunstâncias da gestação precoce. “As dificuldades geradas pela gravidez precoce englobam tanto maternidade, quanto paternidade imatura”.
Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência
A data foi instituída pela Lei nº 13.798/2019, e ocorre anualmente no período de 1º a 8 de fevereiro, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, abordando a garantia de desenvolvimento integral na adolescência e juventude como uma responsabilidade coletiva que visa a união da família, escola e sociedade, além da associação com órgãos e instituições, públicas e privadas para a formulação de políticas públicas de atenção integral à saúde nos mais diversos níveis de complexidade. (Texto: Carolina Dayrell - Centro de Comunicação Social do TJGO)
fonte: TJGO