Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MP-AC

MP-AC: Lança 2ª Edição do Projeto "Refazendo Trilhas"

sexta-feira, 19 de julho de 2019, 11h04

MPAC inicia 2ª edição do projeto “Refazendo Trilhas”

16 de julho de 2019

  •  

 

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Estado do Acre (MPAC), Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, e a promotora de Justiça Vanessa de Macedo Muniz, titular da Promotoria de Especializada de Execuções de Medidas Socioeducativas, lançaram nesta terça-feira, 16, a 2ª Edição do projeto “Refazendo Trilhas”.

 

Dando início à nova etapa, a procuradora-geral de Justiça recebeu em seu gabinete os 10 adolescentes e seus familiares, selecionados para a 2ª fase do projeto. O “Refazendo Trilhas” possibilita aos adolescentes a prestação de serviço à comunidade nos variados setores do MP acreano, além de promover um conjunto de ações que envolvem tanto os adolescentes, quanto suas famílias.

 

“No ano passado realizamos a primeira etapa do projeto, de julho a dezembro de 2018. A finalidade é receber esses adolescentes que estão sob medidas socioeducativas em prestação de serviços, para que eles possam não apenas prestar o serviço, mas que seja feita a socioeducação, que é o que dispõe o estatuto da criança e do adolescente”, destacou a promotora de Justiça.

 

A prestação de serviço no MPAC tem duração de três meses e ao término os adolescentes seguem para a profissionalização nos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com o Ministério Público.

 

“É com grande alegria que eu os recebo para essa segunda edição de um projeto tão inovador. A primeira foi um sucesso. Aqui vocês irão, de fato, conhecer o Ministério Público e, junto conosco, servir a sociedade. Queremos criar uma cultura de valor para cada um de vocês”, afirmou a procuradora-geral de Justiça.  

 

Parcerias e prestação de serviço

 

Para o projeto se consolidar, o Ministério Público conta com diversos parceiros, entre eles a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), o Senac e a Divisão de Atendimento Socioeducativo de Rio Branco (Diase).

 

Na instituição, os adolescentes executaram atividades em diversos setores, como Diretoria de Comunicação, Diretoria de Tecnologia da Informação, Centro de Atendimento à Vítima (CAV), Núcleo de Apoio ao Atendimento Psicossocial (Natera), Centro de Especialidades em Saúde (CES) e Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).

 

“Esse projeto o nome já diz muita coisa: é refazer caminhos a serem percorridos. A gente deseja a vocês que esse momento no MPAC seja de aprendizado e reflexões da trajetória de vida de vocês para avançar em novos caminhos”, disse a representante da SASDH, Silvia Leticia.

 

“É uma oportunidade grandiosa para eles. Nós temos aproximadamente 280 adolescentes e sozinhos eles não conseguiriam. A gente precisa muito de iniciativas como essas. Quero agradecer muito ao Ministério Público e toda a equipe que veio pra somar. Gratidão”, disse Nágila Souza, representante da Diase.

 

Socioeducação e oportunidade

 

A dona de casa Marileide Nascimento é mãe do menor L.A.P (16), que foi alocado para prestar serviço na Diretoria de Comunicação do MPAC. Além dele, ela tem outros dois filhos, uma criança especial e um cadeirante.

 

“Eu agradeço porque isso é uma oportunidade, não só para ele, mas para mim e toda nossa família”, disse a dona de casa.

 

Já Darci Silva é mãe da adolescente R.G.S (16). Ao agradecer ao MPAC pelo projeto, ela destacou as possibilidades que ele pode oferecer e tudo o que a instituição representa para a sociedade.

 

“Eu digo para a minha filha: tenha o Ministério Público como seu amigo número 1, que está abrindo as portas para você e lhe dando uma oportunidade. Parabéns e muito obrigada ao MPAC, não tenho palavras para dizer o quanto esse projeto significa para a gente. Aqui eles vão aprender a ser diferentes. A ser melhores”, disse.

 

Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC

Fotos – Tiago Teles

 

Fonte: MP-AC


topo