COMPROMISSO RENOVADO
Ministério Público renova seu compromisso nacional e, após 5 anos de Sinalid, chega a 87.484 registros em 22 estados da Federação
terça-feira, 13 de setembro de 2022, 16h51
Na manhã desta terça-feira (13/09/2022), durante a 13ª Sessão Ordinária de 2022 do Conselho Nacional do Ministério Público ocorreu a assinatura do primeiro termo aditivo (prorrogação) ao acordo de cooperação do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (#Sinalid), entre o @mprj.oficial e o @cnmpoficial .
A assinatura reafirma o compromisso do Ministério Público brasileiro com a criação de uma política pública nacional para localização de pessoas desaparecidas.
O presidente do Conselho, o PGR Augusto Aras, lembrou que está em andamento um sistema de localização de pessoas desaparecidas em parceria, inicial, com os países latino-americanos.
O Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF), Conselheiro Otávio Luiz Rodrigues Jr. destacou que “este ano o Sistema ultrapassou a marca de 87 mil casos registrados, consolidando-se como maior sistema público de enfrentamento ao desaparecimento de pessoas, com participação efetiva nos casos das enchentes de Petrópolis, do rompimento da barragem de Brumadinho e na pandemia.
Até setembro deste ano, o #Sinalid já atuou com êxito em mais de 19 mil casos de desaparecimento com a localização efetiva da pessoa ou contatação de sua localização por familiares após registro no sistema".
Segundo o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Luciano Mattos: “Esse aditivo prorroga um trabalho que já tem sido exitoso. Assinamos acordo de cooperação com 2 ministérios, transformando o #Sinalid em uma política pública de Estado".