arquivo(s) anexado(s)
REINSERÇÃO SOCIAL
CAO Criminal e da Execução Penal defende atuação conjunta

por ANA LUÍZA ANACHE
quinta-feira, 23 de setembro de 2021, 16h33
![]()
O Centro de Apoio Operacional (CAO) Criminal e da Execução Penal do Ministério Público de Mato Grosso defendeu, durante o lançamento do projeto “Reconstruindo Sonhos”, a atuação conjunta dos órgãos integrantes do Sistema de Justiça e da sociedade civil organizada. No evento desta quinta-feira (23), a promotora de Justiça coordenadora do CAO, Josane Fátima de Carvalho Guariente, destacou que o projeto foi construído ao longo dos últimos meses, com muita dedicação e trabalho. “Tenho a mais absoluta confiança de que o ‘Reconstruindo Sonhos’ fará a diferença na vida das pessoas que por ele passarem”, defendeu.
Josane Guariente afirmou acreditar na reinserção social e na capacidade de recuperação de todos os seres humanos, bem como na união do Sistema de Justiça para a realização de um bom trabalho nessa área. “A integração e a boa vontade são essenciais. E temos a convicção de que precisamos da sociedade civil conosco, de braços dados. Sozinhos, não temos a solução para os sérios problemas que enfretamentos no sistema penitenciário. A segurança e a liberdade são temas que interessam a todos nós, estando ou não privados da liberdade”, ponderou.
Por fim, deixou para reflexão o pensamento de Fernando Pessoa que diz: “Somos todos anjos de uma só asa e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros”. Para a promotora, a frase define a união de todos os parceiros da iniciativa, que são o MPMT, Poder Judiciário, Governo do Estado, Defensoria Pública, Instituto Ação Pela Paz e Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
A promotora de Justiça coordenadora-adjunta do CAO, Ludmilla Evelin de Faria Sant´Ana Cardoso, evidenciou que o projeto “Reconstruindo Sonhos” enche a todos de esperança por dias melhores. “Se a missão do Ministério Público e das demais instituições do Estado é estar à completa disposição da sociedade, este projeto, com absoluta convicção, cumpre a sua função em todos os aspectos, já que poderá alcançar a redução da criminalidade e trabalhar a reinserção social, concretizando os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil e notadamente o que a Lei da Execução Penal (LEP) espera de nós”, garantiu.
Planejamento estratégico - O “Reconstruindo Sonhos” é um projeto estratégico do MPMT, que tem por objetivo “fortalecer a ressocialização dos reeducandos, contribuindo para a ampliação da compreensão do sentido da vida e promovendo a reinserção social, por meio da qualificação e habilitação para o mercado de trabalho, por intermédio de parcerias interinstitucionais em 40 unidades penais das comarcas do Estado de Mato Grosso até o final de 2023. No dia 30 de setembro, haverá um treinamento para os promotores de Justiça da Execução Penal sobre a iniciativa estratégica.