Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

INTERIORIZAÇÃO

MPMT apresenta projeto Água Para o Futuro ao Município de Araputanga

por ANA LUÍZA ANACHE

terça-feira, 09 de novembro de 2021, 08h14



O Ministério Público de Mato Grosso apresentou o projeto Água Para o Futuro a representantes do Poder Executivo de Araputanga (a 345km de Cuiabá), na segunda-feira (8), com objetivo de expandir a interiorização da iniciativa no Estado e implantar o projeto no Município. A reunião virtual foi articulada pelo promotor de Justiça da comarca, Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, e contou com a presença do prefeito Enílson de Araújo Rios, do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Rural, Willie Douglas Martes Ferreira, e do coordenador do Água Para o Futuro, promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, além de integrantes da equipe técnica.

O MPMT demonstrou os principais resultados alcançados pelo Água para o Futuro em Cuiabá e em outros municípios do Estado, bem como as etapas necessárias para a implantação do projeto em Araputanga. Também apresentou o mapeamento remoto já realizado das possíveis nascentes no município, que conta com 2.413 pontos para prospecção, sendo oito deles inseridos no perímetro urbano. Segundo o promotor de Justiça Emanuel Filartiga, os representantes do Município estão mobilizados e demonstraram interesse na implantação do projeto.

Conforme o coordenador técnico-científico do projeto, Abílio José Ferraz de Moraes, Araputanga está inserida nas cabeceiras de importantes rios da bacia hidrográfica do Paraguai, daí a grande quantidade de nascentes e a consequente relevância ecológica da região. Em levantamento preliminar, a equipe do Água Para o Futuro apontou que existem muitas nascentes degradadas e que devem ser recuperadas. “Em uma rápida análise de imagens de satélite, foi possível verificar que várias nascentes encontram-se degradadas por conta de desmatamento, represamento e formação de processos erosivos”, disse o biólogo André Pansonato, técnico do projeto.

O promotor de Justiça Marcelo Vacchiano lembrou que a interiorização do projeto é uma das iniciativas estratégicas previstas no Planejamento Estratégico Institucional (PEI) para o quadriênio 2020-2023. “A implantação do projeto deve ser fruto de uma articulação local e pode ser adaptada à realidade de cada município mato-grossense. O próximo passo é agendar a capacitação teórica e prática dos técnicos de Araputanga para que estes possam dar seguimento às atividades de confirmação, caracterização e busca da recuperação das nascentes do município”, explicou.

promotor de Justiça Eduardo Antonio Ferreira Zaque, da Promotoria de Justiça de Claúdia (a 620km da Capital) também participou da reunião e informou já iniciou a articulação para implantação do Água para o Futuro no Município.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo