Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

EVENTO HÍBRIDO

MPMT encerra ano com credenciamento do Ceaf como escola de governo

por ANA LUÍZA ANACHE

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021, 16h56



O Ministério Público do Estado de Mato Grosso encerrou as atividades de 2021 com evento híbrido realizado na tarde desta sexta-feira (17), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, com transmissão ao vivo pela plataforma Microsoft Teams. Reunindo membros, servidores e estagiários, o encontro teve a assinatura do credenciamento do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) como escola de governo junto ao Conselho Estadual de Educação, o lançamento da 5ª edição da Revista do Memorial “MPMT 130 anos”, e palestra com o tema “Covid-19: Passado, presente e futuro“.

O credenciamento foi assinado pelo presidente do Conselho Estadual de Educação, Gelson Menegatti Filho, e pela vice-presidente do Conselho, Ana Maria Di Renzo, autorizando o Ceaf a ofertar cursos de pós-graduação lato sensu, na forma presencial, pelo período de cinco anos. O documento foi entregue ao procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira. “Tornar o nosso Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional uma escola de governo é um momento de muita emoção”, afirmou.

Para o chefe do MPMT, além de um presente, o credenciamento do Ceaf é resultado de um projeto antigo e do trabalho de muitos, iniciado pelo procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe. A partir de agora, vamos unir esforços à Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso para juntos fazermos mais cursos e oferecermos certificação. Sabermos que hoje temos uma escola de governo que vai fortalecer o nosso sistema de educação interno e atender à comunidade nos deixa honrados. Agradeço à confiança da Educação do Estado e reafirmo o compromisso de que não iremos decepcionar”, disse.

O presidente do conselho, Gelson Menegatti Filho, revelou satisfação em credenciar a escola de governo do Ministério Público, considerado um grande parceiro do Conselho Estadual de Educação. “Agora vocês terão uma escola, poderão criar seus cursos e desenvolver atividades pedagógicas voltadas para a comunidade, com independência. Passam a ter uma certidão de nascimento junto ao sistema junto ao Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso, tendo a plena liberdade de criar suas atividades pedagógicas”, assinalou.

O coordenador do Ceaf, promotor de Justiça Paulo Henrique do Amaral Motta, reforçou que esse é um momento histórico para a instituição. “A partir de agora, com autonomia pedagógica, a escola do Ministério Público estará apto a ofertar cursos de pós-graduação lato sensu, bem como a manter, por meio de convênios de cooperação, programas de intercambio com ações educações presenciais e à distância, para atendimento do público interno e de toda a sociedade. A escola do MPMT passa a compor o sistema público de ensino na modalidade de educação profissional”, comemorou.

Revista - Na sequência, a edição virtual da revista “MPMT 130 anos - Memórias que não podem ser esquecidas”, elaborada pelo Departamento de Comunicação da instituição, foi apresentada pela procuradora de Justiça coordenadora do Memorial do MPMT, Eunice Helena Rodrigues de Barros. “É com muita alegria que lançamos hoje a quinta edição da Revista do Memorial, que circula por todo o Brasil, sendo distribuída a todos os Ministérios Públicos, assim como disponibilizada na versão digital em nosso site. Depois de quase dois anos de isolamento, quisemos nesta edição resgatar a nossa história para todos sintam como somos importantes não somente para a sociedade como também para nossos integrantes”, assinalou.

Com reportagens especiais sobre a atuação do Ministério Público de Mato Grosso ao longo dos anos, entrevista com o procurador-geral, coluna assinada pelos promotores de Justiça Adriano Augusto Streicher Souza e Elisamara Sigles Vodonós Portela, e galeria de fotos dos integrantes da instituição, a revista pode ser lida aqui.

Palestra - Para encerrar a tarde, os participantes assistiram à palestra “Covid-19: Passado, presente e futuro“, proferida pela médica Natasha Slhessarenko. Segundo a palestrante, a Covid-19 é o maior desafio da geração atual e do século. Ela falou sobre a origem da doença, explicou a sigla, os estudos realizados há anos, quais as variantes preocupantes, a importância da vacina e do uso da máscara. A mediação dos trabalhos ficou a cargo do promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, do Núcleo de Defesa da Cidadania de Cuiabá.

Podcast - Também nesta sexta-feira (17), foi lançado o quarto episódio do podcast do MPMT, com o tema “Um convite para viver diferente”, que trata das mudanças provocadas em razão da pandemia da Covid-19. Ouça aqui

Recesso - O recesso forense será de 20 de dezembro de 2021 a 6 de janeiro de 2022. Nesse período, as unidades do MPMT funcionarão nos dias úteis, das 13h às 18h. As atividades com expediente normal retornarão em 7 de janeiro de 2022. Os prazos processuais permanecem suspensos até o dia 20 de janeiro.

Assista aqui a mensagem de fim de ano do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

 

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo