arquivo(s) anexado(s)
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Retrospectiva apresenta resultados obtidos na área administrativa

por CLÊNIA GORETH
quarta-feira, 12 de janeiro de 2022, 14h46
![]()
Elaboração de projeto para implantar a governança de gestão de riscos na área meio do Ministério Público de Mato Grosso até 2023, maior integração entre os departamentos e a assessoria jurídica, engajamento e humanização da gestão foram alguns dos desafios enfrentados e superados pela diretoria-geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso no ano de 2021. Responsável por coordenar, em conjunto com as chefias, os nove departamentos existentes na Procuradoria-Geral de Justiça, Ricardo Dias Ferreira destaca que, apesar dos percalços causados pela pandemia, a gestão obteve resultados positivos.
“As conquistas não são individuais, mas coletivas. Quando todos trabalham de forma harmônica e articulada, o resultado deixa de ser apenas de um ou de outro setor e passa a ser de toda a instituição”, observou o diretor-geral.
Entre as inovações implementadas no ano passado, ele cita o desenvolvimento de um sistema informatizado para a gestão da execução orçamentária, a aproximação da diretoria-geral com os servidores do interior e a especialização e inclusão da assessoria jurídica, que até então era exclusiva para atender (sob demanda) à diretoria-geral, na rotina diária dos departamentos.
“Nós trouxemos as pessoas para dentro do processo. Hoje temos assessores jurídicos que estão atendendo departamentos específicos que exigem um olhar especializado, a exemplo da Tecnologia da Informação (TI), Apoio Administrativo (DAA) e Engenharia (Denge). Essa aproximação entre a assessoria jurídica e os chefes dos departamentos tem dado celeridade aos processos”, afirmou.
Outra decisão acertada em 2021, segundo ele, foi a designação de um analista de sistemas para atender a diretoria-geral no desenvolvimento e gerenciamento de projetos especiais, como o de gestão de riscos. Nesse primeiro momento, o trabalho está sendo desenvolvido com a Tecnologia da Informação, Engenharia, Aquisições e Gestão de Pessoas. Departamentos, que conforme o diretor-geral, possuem processos mais complexos e que, portanto, estão mais sujeitos a riscos.
“O projeto foi construído em 2021 e o próximo passo será a apresentação à administração superior de propostas de atos para instituir a Política de Gestão de Riscos e criar o Comitê e o Núcleo de Gestão de Riscos no MPMT. Todo esse trabalho resultará em maior eficiência na gestão e aplicação dos recursos públicos”, enfatizou.
RETROSPECTIVA: A partir desta quarta-feira (12), serão divulgados os principais resultados obtidos em cada departamento. A prestação de contas atende aos princípios da transparência e publicidade.