Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

ATHENAS 

Novo sistema de gestão de pessoas representa um marco para instituição 

por JANÃ PINHEIRO

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022, 13h37


Entre os diversos projetos e atividades colocados em prática no ano de 2021 pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, um deles se destaca como um marco para a instituição: o novo sistema de gestão de pessoas, o Athenas, que substituiu o Protheus. 

Adquirido pelo MPMT, por intermédio de um convênio com o Ministério Público do Tocantins, o Athenas, quando implantado na sua totalidade trará maior celeridade, segurança e qualidade nos serviços prestados. 

A primeira fase começou com o Vida Funcional, que foi reformulado e, agora, é um módulo dentro do Athenas. A próxima etapa será a folha de pagamento. Após a migração completa as planilhas de Excel serão coisas do passado, já que todo esse processo será totalmente automatizado. 

Para chefe do DGP, Mariane Hartung, a implantação do Athenas é resultado de um longo trabalho que contou com esforço intersetorial e total apoio e empenho da alta administração. “As mudanças que aconteceram foram para melhor, a gestão será melhor e a qualidade do serviço prestado também”. 

O DGP é a unidade responsável por executar todas as atividades relacionadas à gestão de pessoas. Dentro desta trajetória o departamento é responsável pela execução de posse, lotação, remoção e movimentação de pessoas, além de todas as atividades rotineiras, como controlar informações cadastrais relativas a membros e servidores, supervisionar a frequência, escala de férias, supervisão das licenças de saúde, paternidade, maternidade, gala e luto. 

É também o DGP que realiza a gestão de avaliação de desempenho de servidores efetivos para fins de progressão funcional realizando, em 2021, 13 progressões horizontais e 59 progressões verticais. Outro dado relevante é que, neste período, o departamento credenciou 227 estagiários para atuar na instituição. 

Dentro deste trabalho, o DGP propôs a atualização do Regimento Interno para a readequação das atribuições das Gerências de Desenvolvimento e Gerência de Servidores, com a consequente vinculação do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho - até então programa Vida Plena – ao Departamento de Gestão de Pessoas, enviou a primeira fase do E- Social e iniciou as tratativas para cedência do sistema de gestão de competência do CNMP. 

Outro ação  importante concretizada pelo DGP foi a finalização do censo previdenciário, iniciado em 2020, chegando a dezembro de 2021 com 91% dos recadastramentos realizados, possível graças ao implemento de mais um membro à equipe da Gerência de Aposentados e Pensionistas. Também importante registrar a valorização dos servidores aposentados que receberam homenagens pelos serviços prestados através de placas e cartas entregues nos anos de 2020 e 2021. 

“Posso dizer que 2021 foi um ano muito promissor para o DGP. Demos muitos passos importantes para modernizar o departamento. Sabemos que mudanças podem não ser fáceis, mas são necessárias. O trabalho prossegue em 2022. Temos muito para fazer, mas acreditamos que resultado final valerá a pena”, pontua a chefe do departamento Mariane Hartung

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo