Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

CONTROLE E GESTÃO

Melhorias implementadas resultam em redução de custos

por TANIA RAUBER

terça-feira, 18 de janeiro de 2022, 15h00


Para garantir eficiência e a redução de custos, novos modelos de contratação foram adotados pelo Departamento de Apoio Administrativo (DAA) em 2021. Entre as novidades, estão a realização de Estudo Técnico Preliminar e Gerenciamento de Riscos para contratação. A medida resultou em um melhor planejamento, segurança nas contratações e economia de recursos públicos, seja na aquisição de bens ou na contratação de serviços.

Melhorias nos sistemas de controle e gestão também foram implementadas. Segundo a chefe do Departamento, Susana Fátima dos Santos, são medidas de otimização, sustentabilidade e eficientização administrativa que atendem ao objetivo estratégico para o período de 2020 a 2023.

“Nós incluímos ferramentas de controle e gestão dos materiais nas promotorias, o que impactou diretamente nas rotinas do departamento”, ressalta a chefe do DAA. Outras ferramentas de gestão já estão sendo preparadas para 2022.


Negociações realizadas na renovação de contratos de aluguelem 11 dos 19 prédios alugados que abrigam as sedes de Promotorias de Justiça no interior do Estado - e também com oficinas responsáveis pela manutenção da frota de veículos da instituição, evitaram custos adicionais de R$ 253.0926,08 no ano.

Uma das iniciativas para fomentar a sustentabilidade dos recursos e materiais administrativos foi a busca pela redução do consumo de papel e copo por meio de uma campanha educativa realizada pelo departamento. Copos descartáveis também foram distribuídos aos servidores e membros em atividades presenciais pelo Núcleo Vida Plena. “Também realizamos uma campanha orientativa pela Intranet e MPZap quanto às solicitações via e-jade, evitando erros na nomenclatura, bem como a logística reversa, gerando com isso economicidade”, acrescentou Susana.

Está no planejamento para 2022 a realização de uma capacitação via teams, pela Gerência de Materiais, para melhor utilização do sistema de solicitação de materiais, o e-Jade. Além da readequação e reforma do Almoxarifado Central da PGJ, tendo em vista o crescimento natural das demandas da instituição, foi instaurado um Estudo Técnico Preliminar acerca da implantação, no âmbito institucional, o Almoxarifado Virtual.

A chefe do DAA explica que no âmbito da Gerência de Serviços Gerais a busca pela economia se dá pela contratação das empresas terceirizadas com o pagamento pelo fato gerador. “Isso implica dizer, que só são repassados à empresa os pagamentos relativos aos fatos realmente ocorridos durante a execução do contrato, como férias do colaborador, por exemplo. A maioria dos contratos já seguem essa modalidade e os demais estão sendo licitados no novo formato na medida em que aproximam-se seus vencimentos”, disse.

Segundo ela, para assegurar ainda mais eficiência na rotina e destinação de materiais, foram atualizadas a normativa e instrumentos de Gestão Documental do MPMT, atendendo ao Plano de Classificação e as Tabelas de Temporalidade e Destinação de Documentos dos Ministérios Públicos instituído pelo CNMP.

Em 2021, foram eliminadas 1019 caixas, o equivalente a 142,66 metros lineares de documentos, e encaminhados para cooperativas de reciclagem 5.235 kg de papel. A Gerência de Documentação e Arquivo realizou no ano de 2021 a capacitação de diversos servidores, por meio de reuniões via teams, por polo.

A Gerência de Transportes também passou a contar com o Manual do Condutor, que orienta os motoristas nas ações a serem adotadas em relação ao uso de veículos oficiais, seja no abastecimento, manutenção e possíveis ocorrências de acidentes. “Também está em desenvolvimento a solução tecnológica que vai gerenciar toda a movimentação e manutenção dos veículos que pertencem à frota da Procuradoria-Geral de Justiça, dando mais agilidade na rotina dos condutores lotados em todo Estado e o controle imediato da frota pela gerência”. As ferramentas aguardam a publicação da Instrução Normativa com as necessárias atualizações para as devidas implementações.

No ano passado, o DAA por meio da Gerência de Patrimônio concluiu a entrega de bens mobiliários e cadeiras ergonômicas em todas as Promotorias de Justiça do Estado e adquiriu detector de metais e cofre para fortalecer a segurança nas unidades. Para os próximos anos, está prevista a substituição de bens mobiliários e condicionadores de ar com tempo de vida útil exaurido, ou seja, com mais de 10 anos.

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