arquivo(s) anexado(s)
PLANEJAMENTO
Informatização da execução orçamentária ganha destaque

por ANA LUIZA ANACHE
quarta-feira, 19 de janeiro de 2022, 14h58
![]()
A conclusão do Sistema Informatizado de Apoio à Gestão da Execução Orçamentária (SIAGEO) foi uma das principais conquistas do Departamento de Planejamento e Gestão (Deplan) em 2021. O produto, desenvolvido em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), deve ser lançado nos próximos dias e contribuirá para a otimização e eficiência da gestão orçamentária da instituição além de fornecer subsídios aos gestores para o planejamento e tomada de decisões de forma célere e integrada.
Outras atividades realizadas pelo Deplan no ano passado com grande repercussão foram a administração e o assessoramento às unidades ministeriais nos registros do Banco de Cadastramento de Projetos, Fundos e Entidades (BAPRE). Em 2021, o Ministério Público de Mato Grosso destinou R$ 10.031.930,00 para iniciativas cadastradas, valor 222% superior ao ano de 2020, quando o banco foi instituído e normatizado. Os recursos são provenientes de Termos de Ajustamento de Condutas (TACs) e outros acordos firmados pelo MPMT.
Além da gestão do Bapre, o Deplan acompanhou no decorrer de todo o ano indicadores, projetos e ações previstos no Planejamento Estratégico Institucional (PEI) 2020-2023. “Estamos em constante interlocução com todas as áreas para dirimir dúvidas acerca do PEI. Além disso, elaboramos materiais como o guia de orientação para navegação no Portal Foco e manual de cadastro no PEI que auxiliam os integrantes da instituição no cumprimento do Planejamento Estratégico”, revela a chefe do departamento, Annelyse Cristine Candido Santos. Ainda sobre o planejamento estratégico, o Deplan promoveu junto ao Comitê de Gestão Estratégica uma série de reuniões regionalizadas em 2021, por polo, de modo a orientar, estimular a adesão e buscar um feedback das unidades.
Projetos - O Deplan ainda elaborou o projeto “Dimensionamento da Força de Trabalho – MPMT", o Programa de Autocomposição “Dialogar”, e assessorou na elaboração de 21 projetos institucionais da área fim e área meio. Além disso, atualizou e registrou 35 iniciativas no Banco Nacional de Projetos (BNP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), sendo que três projetos cadastrados receberam o Prêmio CNMP 2021. O “Aplicativo Projeto Luz” venceu na categoria Persecução Cível e Penal, o “Satélites Alertas: Combate aos desmatamentos e queimadas” na categoria Integração e Articulação, e o “Água para o Futuro: Interiorização” ficou na segunda colocação na categoria Sustentabilidade.
“Nossa maior demanda foi de assessoramento e apoio técnico nas etapas de iniciação, elaboração, acompanhamento e monitoramento de projetos. Entre eles podemos citar o da implementação do Núcleo Estadual de Autocomposição (NEA); Cibus – Você tem fome de que?, voltado para a Segurança Alimentar; Direitos Humanos em Debate do CAO - Direitos Humanos; Reconstruindo Sonhos – voltado para a ressocialização e a expansão da Rede de Enfrentamento a violência doméstica contra a mulher no Estado”, acrescenta Annelyse Santos.
Escritório de Processos Organizacionais (EPO) - O Deplan também trabalhou no mapeamento e melhoria de processos organizacionais. Conforme a chefe do departamento, foram mapeados cinco macroprocessos organizacionais considerados prioritários pela Diretoria-Geral do MPMT. São eles: Aquisição e Contratação; Formalização de Parcerias e Congêneres; Gestão de Pessoas - Servidores; Gestão de Contratos; e Tramitação de Documentos. Além disso, o setor foi responsável pelo assessoramento na elaboração do “Fluxo de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Interpessoal ou Autoprovocada” da Rede Protege – Cuiabá.
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (NEGE) - Outra atividade desenvolvida foi de assessoramento em dados estatísticos, Business Intelligence, processamento de dados institucionais e indicadores sociais pelo Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (Nege). “Além de subsidiar a tomada de decisão institucional, o núcleo deu suporte na elaboração de questionários, manuais e dados solicitados pelos cidadãos mato-grossenses”, conta Annelyse, acrescentando que o NEGE é composto por Analistas de Sistema e desenvolvedores, bem como profissionais especialistas em Estatística e Business Intelligence.