arquivo(s) anexado(s)
CAMPO NOVO DO PARECIS
Procurador recebe gestores para discutir projetos sociais no município
.png)
por ANDRÉ MACEDO*
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025, 16h05
Ouça:
Com o objetivo de discutir o fortalecimento dos projetos sociais voltados às crianças e adolescentes de Campo Novo do Parecis (a 401km de Cuiabá), o titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, recebeu o prefeito do município, Edilson Piaia (PL), a primeira-dama Claudirene Piaia e a diretora Administrativa de Assistência Social, Cláudia Sanches, para uma reunião na tarde desta terça-feira (18).
Na ocasião, Paulo Prado agradeceu a visita do prefeito, da primeira-dama e de sua equipe, e ressaltou a importância do diálogo sobre projetos sociais voltados às crianças e adolescentes do município. “O fortalecimento de grandes projetos sociais é fundamental para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Campo Novo do Parecis. E tenho certeza que essa nova gestão, na pessoa do senhor Edilson Piaia, não medirá esforços na construção de projetos que atendam aos interesses sociais daquela população”, declarou Prado.
O prefeito Edilson Piaia destacou o compromisso da prefeitura em resgatar a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social e a parceria com o Ministério Público para a criação de projetos voltados à essa população.
“É importante firmarmos essa parceria com o Ministério Público, para que possamos fazer o melhor para os nossos jovens, as nossas crianças, as mulheres em situação de vulnerabilidade no nosso município e, assim, trazermos mais dignidade para essas pessoas. Às vezes, falta um olhar mais atento a elas. Então, é esse o compromisso da nossa gestão municipal, juntamente com a assistência social: olhar para essas pessoas e trabalhar para dar um pouco mais de dignidade a elas. A nossa vinda aqui hoje, para conversar e articular com o doutor Paulo Prado, é para justamente buscarmos esse auxílio dele, que tem esse olhar voltado para o social”, disse o prefeito.
Durante o encontro, Paulo Roberto Jorge do Prado apresentou ao prefeito a ideia da criação de um centro educacional, esportivo, social e cultural integrado, com a construção de um espaço que seja sustentável e acessível à população.
“Esse é um projeto que eu tenho pensado há muitos anos: escolher um bairro vulnerável e construir nele um espaço que seja sustentável, com energia solar, água reaproveitável, captação de água de chuva, com arquitetura moderna, que tenha desde uma creche até uma faculdade. A criança chega na creche, da creche ela vai para o ensino fundamental, ensino médio, até ingressar na faculdade. E a população ao redor desse espaço vai fomentar o cooperativismo: a padaria para atender esse espaço, o serviço de limpeza daquela comunidade, o recolhimento de óleo para fazer detergente, sabão em pó etc. E também teria posto de saúde perto, uma unidade do conselho tutelar, atendimento social. Então, é um grande projeto social que nós estamos pensando em implementar em Campo Novo do Parecis, que seria pensado com a equipe social, a primeira-dama, com o prefeito, para que ali a criança e o adolescente realmente sejam prioridade absoluta”, declarou o procurador de Justiça.
Na reunião, também foram discutidas estratégias para o fortalecimento do Fundo da Infância e do Adolescente (FIA) do município de Campo Novo do Parecis e o cadastro de projetos sociais da prefeitura no Banco de Projetos, Fundos e Entidades (BAPRE) do Ministério Público de Mato Grosso, que atendam aos diversos interesses da população campo-novense.
*Estagiário escreve sob a supervisão do jornalista Tinho Costa Marques.
Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!
