Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

PREVENÇÃO COMEÇA NA ESCOLA

Integrantes do MP assistem à pré-estreia de peça e dão sugestões

por ANA LUÍZA ANACHE

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025, 17h26

Ouça:

Imagem com simbolo de Libras

A nova temporada de apresentações da peça teatral “Inocentes Pétalas Roubadas” está prestes a iniciar, por meio do projeto “Prevenção Começa na Escola”, uma iniciativa da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente do Ministério Público de Mato Grosso. A produção passou por alguns ajustes e o resultado foi apresentado com exclusividade para integrantes do MPMT na manhã desta terça-feira (25), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá. Após o espetáculo, a plateia debateu o tema e deu sugestões para aprimorar a apresentação.

 

Criada e encenada pela Cia Vostraz de Teatro para o projeto do MPMT, a peça já foi apresentada em 65 municípios de Mato Grosso, aproximadamente 300 vezes, beneficiando mais de 100 mil alunos desde 2018. “Para este ano, a previsão é levarmos o Prevenção Começa na Escola para 16 municípios do estado, com duas apresentações por cidade”, contou Paulo Roberto Jorge do Prado, titular da Procuradoria Especializada. Durante a apresentação da peça, os atores divulgam mensagens orientativas e preventivas sobre bullying, preservação do patrimônio e de bens públicos, respeito aos colegas e professores, suicídio, abuso sexual, entre outros temas.

 

O procurador de Justiça aprovou o enredo da peça e fez algumas sugestões referentes à caracterização dos personagens e a ajustes na linguagem para reforçar que abuso não é carinho. Paulo Prado ainda falou da importância do projeto e asseverou que a apresentação da peça, além de sensibilizar a comunidade escolar, estimula a denúncia. “Ao término das apresentações sempre perguntamos se o público gostou, se a linguagem foi apropriada, e normalmente vemos meninos e especialmente meninas chorando. Muitas dessas crianças e jovens posteriormente procuram os professores para contar que são vítimas”, relatou.

 

O promotor de Justiça Mauro Benedito Pouso Curvo, presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP), disse que assistiu à primeira apresentação da peça, antes de iniciar o projeto Prevenção Começa na Escola, e destacou a evolução da produção. “Vocês foram se aprimorando ao longo dos anos e estão de parabéns pelo trabalho realizado. Iniciativas como essa são fundamentais e fazem a diferença na vida das crianças”, consignou. Ele ainda sugeriu a divulgação em cartazes e panfletos dos números de telefone para denúncia de abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes.

 

A montagem atual da peça tem no elenco Maicon D'Paula, que é o diretor da Cia Vostraz, e as atrizes Safiri Viscony e Fernanda Acosta.
 

Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo