Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

SINOP

MPMT promove diálogo sobre Família Acolhedora, cuidado e afeto

por IZABELA ANDRADE

quarta-feira, 23 de julho de 2025, 09h27

O segundo dia do projeto “Diálogos com a Sociedade”, edição Sinop, promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), abordou os desafios e conquistas do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA), da Entrega Legal e da Adoção. A entrevista realizada nesta terça-feira (22), no estúdio de vidro montado na praça de alimentação do Shopping Sinop, evidenciou que acolher uma criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade é um ato de amor. 

 

Participaram da entrevista o promotor de Justiça Nilton Cesar Padovan, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPMT (CAOIJ, a secretária municipal de Assistência Social de Sinop, Sineia Abreu e a coordenadora do SFA no município, Quetti Caciana Schulz Nunes. A mediação foi feita pelo jornalista Alessandro Gomes, do SBT Notícias Sinop. 

 

Conforme explicou o promotor de Justiça, o acolhimento familiar é temporário, não gera vínculo definitivo e não prevê adoção. “Família acolhedora não adota, e quem adota não pode ser família acolhedora”, frisou. Atualmente, em Sinop, sete famílias estão habilitadas ao acolhimento e três estão em fase final de capacitação. Nove crianças já vivem essa experiência de cuidado temporário. 

 

Para além da preservação da garantia dos direitos da criança e do adolescente, Nilton Padovan destacou o poder transformador do acolhimento familiar: “Acolher é um ato de cuidado e transformação. É um derrame de amor. A convivência em um ambiente familiar favorece o desenvolvimento físico e emocional da criança.” 

 

A secretária Sineia Abreu reforçou que o município trabalha continuamente na sensibilização da população. “Estamos alinhados com a meta nacional, que prevê alcançar 25% dos acolhimentos em formato familiar no município até 2027.” 

 

A coordenadora Quetti Caciana enfatizou os desafios para encontrar famílias dispostas a participar do SFA. “Nosso papel é buscar famílias que saibam amar, mas que também estejam preparadas para lidar com as dores e os desafios da convivência diária. Não basta vontade. É preciso preparo e compromisso social. As famílias passam por capacitação e são acompanhadas diariamente por nossa equipe técnica.” 

 

Entrega Legal – Ainda durante o programa, também foi discutido o tema da Entrega Legal, uma opção prevista em lei que permite à mãe entregar voluntariamente o bebê para adoção. “Esse é um direito garantido por lei, mas há muito preconceito e discriminação. Nosso papel é orientar e garantir que esse processo ocorra com respeito, segurança e dignidade”, destacou o promotor Nilton Padovan. 

 

Ele explicou as etapas da Entrega Legal, que envolvem a manifestação da mãe em vara especializada, audiência e confirmação do desejo de entrega. “O foco é no melhor interesse da criança. Ainda há muito preconceito com a mãe que deseja realizar a Entrega Legal”, lembrou. 

 

A entrevista foi transmitida ao vivo pelo programa SBT Notícias Sinop, no canal 4.1, com exibição simultânea na plataforma MT Play e no canal oficial do MPMT no YouTube. Sinop é o primeiro município do interior do estado a receber o projeto do Ministério Público, lançado no ano passado com o propósito de estreitar e fortalecer o diálogo entre a instituição e a sociedade, incentivando debates sobre temas de interesse coletivo e relevância pública. 

 

A realização do projeto conta com o apoio de parceiros institucionais, como Aprosoja, Energisa, Águas Cuiabá, Oncomed, Ampa, Unimed Mato Grosso, Imad, Nova Rota do Oeste, Bom Futuro, Amaggi, Águas de Sinop e Aliança do Setor Produtivo. 

 

 

Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo