arquivo(s) anexado(s)
EM SORRISO
MPMT lança cartilha com desenhos de alunos sobre violência doméstica

por IZABELA ANDRADE
quarta-feira, 23 de julho de 2025, 15h48
Ouça:
Mais de 40 desenhos feitos por estudantes da rede pública de ensino de Sorriso (a 420 km de Cuiabá), do 5º ao 8º ano, integram a cartilha “Sorriso contra a violência doméstica”. A publicação é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Criminal do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O material aborda temas como violência intrafamiliar contra a mulher, abuso sexual, medidas protetivas de urgência e canais de apoio da Rede de Atendimento. A proposta é levar informação, promovendo conscientização e orientações sobre como identificar e denunciar situações de violência.
Inicialmente lançada em versão digital, em 2024, a cartilha agora conta com edição impressa, com tiragem de três mil exemplares. Os desenhos que ilustram a publicação foram selecionados por meio de um concurso escolar. Os estudantes premiados receberam bolsas para cursos de inglês e informática, além de tablets e kits escolares.
De acordo com a promotora de Justiça Fernanda Pawelec Vasconcelos, a qualidade dos trabalhos surpreendeu a comissão organizadora. “Os trabalhos estavam tão bons que decidimos ampliar a seleção para a cartilha, além dos desenhos que foram premiados”, afirmou.
Para a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Estudos sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Gênero Feminino (CAOVD), a cartilha, “Sorriso contra a violência doméstica”, constitui um instrumento fundamental para fomentar a reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e a comunidade escolar. Segundo ela, o material aborda, de forma clara e acessível, temas relacionados à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher.
“O enfrentamento eficaz dessa realidade somente será possível com um esforço conjunto, contínuo e integrado. Apenas assim poderemos construir uma sociedade mais justa, segura e igualitária para todas as mulheres. Aproveito para incentivar os colegas de outras promotorias de Justiça a utilizarem essa cartilha em suas atuações, especialmente nas ações de educação em direitos, uma vez que se trata de uma produção institucional do Ministério Público de Mato Grosso”, afirmou a procuradora.
Como encerramento do projeto, será realizada uma noite de autógrafos com a participação dos alunos autores das ilustrações. “Além do conteúdo informativo, a cartilha traz a expressão artística de crianças e adolescentes sobre um tema tão sensível. Os desenhos são lindos e emocionantes”, completou a promotora.
A publicação será distribuída em escolas e espaços públicos do município.
Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!