Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

'AMIGO DA RODADA'

Promotoria integra ação educativa de orientação para o trânsito 

por JULIA MUNHOZ

sexta-feira, 15 de agosto de 2025, 17h40

Ouça:

Imagem com simbolo de Libras

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio da 3ª Promotoria de Justiça Criminal de Cáceres, participou, na noite desta quinta-feira (14), de uma ação de conscientização sobre a importância do trânsito seguro no município. A iniciativa foi coordenada pelo Detran, em conjunto com toda a rede de segurança pública, que inclui também a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Executiva de Trânsito, a Polícia Civil, a Polícia Penal e o Socioeducativo. 

 

“Essa ação educativa reforça um princípio fundamental do nosso ordenamento jurídico: a preservação da vida. Cada cidadão, seja condutor, ciclista ou pedestre, tem o dever legal e moral de contribuir para um trânsito mais seguro. Dirigir sob efeito de álcool, além de ser crime, representa um risco inaceitável à coletividade. A conscientização é o primeiro passo para a mudança de comportamento e para a construção de uma cultura de paz no trânsito”, destacou o promotor de Justiça Fabison Miranda Cardoso. 

 

A abordagem “Amigo da Rodada” concentrou esforços em orientar os cidadãos sobre os perigos da combinação entre direção veicular e bebida alcoólica. Durante toda a noite, a equipe de educadores abordou grupos de amigos em bares com o intuito de realizar essa blitz reversa, onde não há a intenção de punir o motorista que bebe e vai para casa dirigindo, mas sim de presentear aquele motorista que, naquela determinada noite, não irá beber para levar os amigos em segurança para casa. 

 

Atualmente, a multa por conduzir embriagado é de R$ 2.934,70, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suspensa por 12 meses, e o motorista recebe sete pontos na carteira. Em caso de reincidência, a multa dobra.  

 

Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo