Presa em Dom Aquino,acusada de golpes em pensionistas e aposentados do INSS
quinta-feira, 14 de julho de 2005, 00h00
ÂO promotor da Comarca, Deosdete Cruz Júnior alerta para mais essa violação do status de dignidade das pessoas idosas. â??Eles têm os seus cartões subtraídos ou são enganados de alguma forma para entregá-los À fraudadoraâ?, informou. E acrescentou que a golpista se aproveita da fragilidade e ingenuidade dessas pessoas que confiam seus cartões de benefício previdenciário a um terceiro, que efetua empréstimos consignando as parcelas no próprio benefício previdenciário, havendo retenção de grande parte do valor.
O MPE averigÀ¼ou que uma idosa teve seu cartão subtraído por uma fraudadora, que lhe enganara com argumento de que ela estava recendo o benefício bem menos do que deveria. Após muita insistência, a idosa conseguiu recuperar seu cartão, mas no extrato da conta corrente, verificou-se a realização fraudulenta de um empréstimo no valor de R$1.700,00, com parcelas consignadas no próprio benefício previdenciário.
O promotor Deosdete Cruz requereu medida de busca e apreensão na casa da autora do crime (art.102, Lei 10.741/03 à Estatuto do Idosos, deferida pelo Poder Judiciário, em que foram apreendidos inúmeros documentos relacionados À prática criminosa.
Requereu também a prisão de Maria de Souza Barboza, conhecida por â??Mazinhaâ?, tendo sido decretada a sua prisão preventiva, no último dia 8. â??Essa prática criminosa deve ser coibida da forma mais imediata e enérgica. A fragilidade dos idosos representa uma grande opção para os perversos oportunistasâ?, disse o promotor.
Ele entende que o poder público deve ser mais rigoroso na formação dessas espécies de contratos.â?Não quanto À facilidade de se obter o crédito, mas na adoção de medidas de segurança para o beneficiário idoso, assegurando-o contra as fraudesâ?, frisou. E orientou a todos para conferir o Roteiro Técnico sobre Empréstimos Consignado para Aposentados e Pensionistas do INSS, encontrado na página eletrônica da Previdência Social.