Sávio destaca a responsabilidade ética de bem cuidar do meio ambiente
quinta-feira, 04 de agosto de 2005, 00h00
â?? A idéia de se realizar o Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade surgiu a partir da constatação feita por estudiosos da temática ambiental, a cerca da necessidade do Governo do Estado definir com clareza, objetividade e a partir de um longo debate com a sociedade, diretrizes a ser adotadas na gestão ambiental em Mato Grossoâ?, destacou o promotor de Justiça Domingos Sávio de Barros Arruda, na abertura no Centro de Eventos do Pantanal.(Foto de Jupirany Devillart/AL)Enfatizou que â??essa idéia foi prontamente encampada pelo governador Blairo Maggi que conclamou a todos, num esforço coletivo auxiliar o governo a dar um novo rumo no tratamento das questões relacionadas ao meio ambiente no nosso Estadoâ?.
Domingos Sávio reiterou que â??estamos, prontos a colaborar trazendo nossos saberes, experiências, convencidos da honestidade de propósito do Governo de Mato Grosso. Há de ser assim com a grande oficina de trabalho e laboratório de idéias onde, não haverá espaço para radicalismos, lamúrias e exibicionismosâ?.
Ele ressaltou que a palavra de ordem há de ser trabalho. O objetivo será construir e o que move é a responsabilidade ética de bem cuidar do meio ambiente.â?Ou seja, das bases de sustentação da vida, diferentemente do que podem pensar alguns, nosso trabalho não se limitará na reunião de dados e informações que possam subsidiar a elaboração do conjunto de leis ambientaisâ?, frisou.
E acrescentou que o Ministério Público Estadual estará sempre procurando encontrar os meios adequados para lidar com o ambiente, independentemente da eventual existência de normas legais que possam ditar padrões de comportamento.
â??Na verdade, creio que gerir adequadamente o meio ambiente exige, antes de mais nada, que tenhamos consciência da essencialidade dos bens naturais para a vida humana e do dever de passar esses bens aos nossos sucessores, nossos filhos e daqueles que ainda estão por nascer, avaliou.
E concluiu que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso haverá de ser sempre parceiro, não mediremos esforços no sentido de promover a tutela ambiental, cumprindo assim a mais relevantes funções institucionais do nosso órgão, porém, do mesmo modo quero assinalar que estaremos acompanhando passo a passo as ações do governo, visando atingir as diretrizes políticas defendidas nesse fórum.
Domingos Sávio da Promotoria do Meio Ambiente é o idealizador e coordenador-adjunto do 1º Fórum Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A abertura contou com grande participação de autoridades: procurador-geral de Justiça,Paulo Roberto Jorge do Prado, governador Blairo Maggi, Secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, Meio Ambiente,Marcos Machado,Assembléia Legislativa, Silval Barbosa e deputados, reitores das universidades, UFMT, Paulo Speller; Unemat, Taisir Karim tribunais estaduais, Ministério do Meio ambiente, Prefeitura de Cuiabá, representantes de entidades de classe , sociedade, entre outros.