População reclama do barulho de geradores e Rede Cemat constrói muro acústico
quarta-feira, 28 de setembro de 2005, 00h00
Dentro de 30 dias, a população de Nova Bandeirantes (980 km de Cuiabá ) deve deixar de sofrer as conseqÀ¼ências do barulho ensurdecedor provocado por geradores de energia da Rede Cemat naquele município.
A tolerância humana máxima suporta 45,50 decibéis, sendo que neste caso, as famílias não aguentavam mais a irritabilidade do barulho, que atingiu 74 decibéis. O acordo aconteceu numa audiência (20/09) na Câmara Municipal, reunindo o promotor de Justiça de Nova Monte Verde, Rinaldo Ribeiro de Almeida Segundo, o gerente do Departamento de Projetos e Construção da Rede Cemat, entre outros da empresa, o prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Barranco e o professor de Física da UFMT, especialista em monitoramento e perícia em ruídos, Jorge Soares de Almeida.
Dessa forma, até o dia 3 de novembro deste ano, a Rede Cemat deverá construir um muro acústico em forma de parabólica capaz de reduzir em 53 decibéis a poluição sonora reclamada por todos há mais de um ano. A obra será feita em parceria com a Prefeitura de Nova Bandeirantes.