Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPE leva capacitação e integração ao interior

terça-feira, 18 de outubro de 2005, 00h00

Tudo pronto para o próximo grupo de estudos no interior do Estado. Desta vez, será em Tangará da Serra, nos próximos dias 28 e 29. A iniciativa visa facilitar o acesso À  capacitação dos promotores, os quais muitas vezes, em virtude da necessidade de trabalho e das longas distâncias, estão impossibilitados de deslocar-se até a capital, explica o Promotor de Justiça, Gustavo Dantas Ferraz, secretário executivo do Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional do MPE.

Ele acrescentou que, esses encontros são espaços democráticos de integração dos membros da Instituição, muitas vezes resultando em debates e soluções consensuais para questões jurídicas polêmicas, propiciando trocas de informações e atuações conjuntas, além de sensibilizar a todos no tocante aos temas tratados.

Gustavo observa que as capacitações descentralizadas estão ocorrendo em parceria com grupos de estudos do interior. A primeira reunião ocorreu em Sinop, na qual o Promotor de Justiça do GAECO, Mauro Zaque, ministrou curso referente À  segurança orgânica, contando com a participação de diversos membros do MPE da região e da capital. Em seguida, foi a vez de Juína, quando os promotores Gerson Natalício Barbosa e André Luis de Almeida trabalharam temas ambientais de interesse daquela região.

Barra do Garças, sediou os estudos em 27 de agosto, oportunidade em que a coordenadora do GAECO, Elisamara Vodonós Sigles, pontuou o que há de mais atual em termos de investigações de Lavagem de Dinheiro e o promotor de Justiça da cidadania em Cuiabá, Alexandre de Matos Guedes, tratou do tema Ministério Público e o idoso.

Sobre a importância dos grupo de estudos, o promotor de Justiça de Barra do Garças, Arnaldo Justino da Silva, disse que os temas são propícios para a ocasião, pois quanto mais o Ministério Público se inteirar acerca da legislação relativa aos idosos, melhores condições terá para atendê-los. E quanto mais se atualizar a respeito da lei de combate À  lavagem de dinheiro, maior eficácia terá em combater o crime organizado.

CÁCERES e TANGARÁ

Em setembro, a capacitação ocorreu em trabalho conjunto da promotoria de Cáceres e Ceaf e no final deste mês, será a vez de Tangará da Serra, que, além das discussões em torno dos direitos do idoso, vai debater também sobre Responsabilidade Ambiental à com o Promotor de Justiça do Meio Ambiente Domingos Sávio à de Meio Ambiente.

Acho muito importante a realização desses grupos de estudos, especialmente no Pólo de Cáceres e para o MP de um modo geral, porque além da atualidade dos temas que estão sendo abordados com muita propriedade, existe também o congraçamento da classe, uma forma de nos reunirmos, encontrarmos com os demais colegas da Instituição", disse o Promotor de Justiça daquela Comarca , Allan Sidney do Ó Souza.

É muito positivo e válido, continuou ele, destacando a participação de colegas que vieram de Sapezal, Rondonópolis, São José dos Quadro Marcos, Vila Bela da Santíssima Trindade, Mirassol do Oeste , Cuiabá e outros.

E prossegue o promotor Allan, concluindo que entende que os grupos de estudos têm de estar sempre vivenciados, pois os temas são atuais e temos colegas promotores e procuradores que são extremamente gabaritados e não podemos ser individualistas, estudar para nós mesmos.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo