MPE realiza audiência para melhorar saúde pública em Brasnorte
terça-feira, 22 de novembro de 2005, 00h00
O mau exemplo que acontece em inúmeros municípios do país relacionado ao atendimento através do Sistema Único de Saúde também ocorre em Brasnorte, localizado a 580 km de Cuiabá. Não fugiu À regra e a população local compareceu em massa a uma audiência pública, 22/10, para cobrar respeito aos seus direitos.
O debate foi presidido pela promotora de Justiça da Comarca de Brasnorte, Fabíola Fuzinatto Valandro, reunindo mais de 160 pessoas. Os usuários, diante das autoridades, afirmaram que o atendimentos é bastante deficiente desde a recepção até o corpo de médicos dos postos de saúde.
Além disso, os pacientes questionaram como funciona os tratamentos especializados que são feitos fora de domicílio, cobrando ainda informações das autoridades sobre quais os exames são garantidos pelo SUS e qual o horário que os médicos têm de cumprir.
A comunidade local participou de forma efetiva dos debates, observando que uma das maiores dificuldades para quem se desloca de tão longe para tratamento médico é saber se há casa de apoio do SUS na localidade onde será prestado o atendimento médico.
Para a representante do MPE naquele município, a audiência pública alcançou o objetivo, uma vez que os presentes saíram mais conhecedores de seus direitos e deveres, sabendo a quem direcionar suas reclamações, as quais somadas À s já existentes instruem de forma sólida procedimentos registrados na promotoria.
Produtivo também porque a administração municipal pôde conhecer as principais reclamações dos usuários, o que eles enfrentam diariamente nos postos de saúde e saberá como melhorar o atendimento.
Participaram: O juiz da Comarca, Francisco Ney Gaiva; o prefeito municipal, Mauro Rui Heisler, o secretário de Saúde de Brasnorte, Carlos Marcheto, e vereadores. O auditor-geral do SUS, Silas Tadeu Caldeira; auditor-adjunto do SUS, Eliberto Francisco da Cruz, a diretora do Pólo Regional de Saúde de Juína, Priscila Ono Pedrotti, técnicos de Saúde do Escritório Regional de Juína, que fizeram uma exposição a respeito do SUS, seus princípios e diretrizes, entre outros.
Â
Â
Â