Justiça Federal acata pedido do MP e exclui Uhe Dardanelos do leilão de hoje
sexta-feira, 16 de dezembro de 2005, 00h00
A ação civil pública cautelar, firmada pelos Promotores de Justiça Gerson N. Barbosa e Kledson Dionysio de Oliveira, e pelo Procurador da República Mário Lúcio de Avelar, havia sido proposta pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e Ministério Público Federal em 14-12-2005, e nela são questionadas várias irregularidades na licitação a ser levada a efeito em 16-12-2005, dentre elas o fato de ter figurado, no edital, diversos empreendimentos que não possuem licença prévia, como é caso da UHE Dardanelos.
Segundo o Promotor de Justiça Gerson Barbosa, a decisão representa um marco histórico, pois foram feitos, na ação, diversos questionamentos com relação a ferimento da nova legislação do setor energético e de princípios constitucionais, o que, com certeza, forçará a ANEEL e a Empresa de Pesquisa Energética à EPE a adotar uma nova postura.
Para o Dr. Kledson Dionysio de Oliveira, a situação só chegou a tal ponto, ou seja, a necessidade de se recorrer À Justiça Federal, porque está se dando muita ênfase política e econômica ao empreendimento UHE Dardanelos, deixando muito em segundo plano os aspectos ambientais e legais.
Para ler a decisão, na íntegra, Clique Aqui.