Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Inaugurada Promotoria de Justiça de Colíder

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006, 00h00

A valorização do papel do Ministério Público foi sem dúvida o grande destaque da inauguração do edifício sede das promotorias nesta sexta-feira (10), em Colíder (648 km de Cuiabá), com presença do procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, membros da instituição , autoridades locais e o povo.

Para Herlon Gilson Moreira Coelho à presidente da 11ª Subseção da OAB/MT, Colíder e o MPE estão de parabéns por atender À s necessidades da população local, disponibilizar de uma estrutura tão bonita, prática que vai dar condições para que realmente venha desempenhar sua missão de maneira mais eficaz, dando atendimento ao público de forma mais célere. Então, só quem tem a ganhar com isso é a população colidense, disse Herlon.

Ele lembrou fatos históricos da instituição, na sua opinião, muito fortalecida com a edição da Constituição Federal de 1988. Frisou que foi emocionante participar da inauguração do local de grandes decisões da vida do povo colidense.

Reforçou que o MPE é o defensor do interesse e patrimônio públicos, combate À  corrupção, entre outras atribuições, destacando ações nas quais diversos parlamentares foram cassados dando À  sociedade a certeza de que não está desguarnecida.

O prefeito do município de Colíder, Celso Paulo Banazeski, parabenizou Paulo Prado pelo trabalho que vem desenvolvendo À  frente da Procuradoria Geral de Justiça. Ele considerou inaugurações de obras como algo de importância infinita. Nós, antes da posse como prefeito assumimos o compromisso de dar a contrapartida para a consolidação da sede, porque além da importância institucional é uma obra que embeleza a cidade de Colíder, tem um projeto bem elaborado que destaca acabamento de primeira qualidade fazendo com que os promotores de Justiça, servidores e principalmente a população que necessita das promotorias de Justiça possam encontrar aqui todas as condições para serem bem atendidos.

Opinião compartilhada pelo promotor de Justiça Marcelo Ferra de Carvalho - presidente da Associação Mato-grossense do MP. É muito importante a estruturação das promotorias de Justiça não só para propiciar maior conforto aos integrantes da instituição que terão lugar adequado para realizar seus trabalhos diariamente, como também para atender a população, para que esta possa trazer ao Ministério Público seus reclames.

Ressaltando que dentre as funções institucionais está promover a defesa de toda a coletividade. Então, esta coletividade muitas vezes é responsável pelas ações ministeriais, porque À s vezes a própria comunidade subsidia o integrante do MPE para que ele possa obter informações necessárias À s demandas ou aos ajustamentos de conduta que vierem a ser necessários.

Inclusive vale ressaltar, disse Marcelo, que nas comarcas do interior é muito importante porque o promotor À s vezes fica diuturnamente nas promotorias, portanto, é essencial que tenha um lugar adequado para desenvolver suas atividades.

O procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, observou que no passado os promotores de Justiça contavam apenas com salas acanhadas que dificultavam a realização do trabalho, especialmente o atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, gestantes, entre outros, que necessitam de facilidade de acesso.

Esta obra, reiterou, Prado conquistada na administração do ex-procurador-geral de Justiça Luiz Eduardo Martins Jacob, visa tratar todos bem, confortavelmente, com o respeito e dignidade que todo cidadão merece.

Prado frisou que agora, a promotoria tem uma sala de reuniões, rampas e sanitários especialmente projetados para facilitar acesso das pessoas com necessidades especiais e estacionamento adequados, tudo para atender melhor o povo da região . Então, com isso nós nos aprimoramos mais, nos profissionalizamos mais e esperamos atender melhor esta população, disse o procurador-geral de Justiça.

Ele lembrou que foi promotor de Justiça naquela região e tem amor e boas lembrança daquela comunidade. Emocionado, cedeu a palavra para o companheiro de longa jornada, o procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira.

Eles se conheceram na faculdade e ingressaram juntos no MPE. Prado foi promotor de Justiça em Sinop e São Felix do Araguaia (1989) e Edmilson na região de Colíder. Edmilson gostou de relembrar a época dos vinte e poucos anos. Tempos em que atuavam como desbravadores de Mato Grosso. Viviam os anos dos apagões, das cidades movidas a motor a diesel, os terríveis atoleiros nas estradas.

Mais que uma solenidade, transformou-se em um grande encontro de amigos que já trabalharam em várias regiões do Estado. Em 1990, Edmilson deixava o Araguaia e seguiu para região do rio Teles Pires sempre em contato com Prado todos nós tínhamos um comprometimento social e buscávamos um caminho para que pudessemos trabalhar em prol do interesse comunitário, disse Edmilson.

No passado, alí mesmo ambos participaram de debates, grandes ações comunitárias. Edmilson saudou o espírito pioneiro do povo colidense que ficou e sofreu com falta de luz, buracos nas estradas e outros problemas. Mas, foi um povo que venceu, edificou uma cidade, um município superando todas as adversidades. Para o procurador, todos os momentos foram de grande significado sobretudo para essa gente sofrida que tinha no sangue a necessidade de empreendimento novo.

A solenidade foi aberta pelo promotor de Justiça Henrique Schneider Neto (Alta Floresta): presentes: promotores Milton Mattos da Silveira (Guarantã do Norte), Adriano Roberto Alves (Tapurá), Marcos Regenold Fernandes (Várzea Grande), Flávio Maldonado de Barros, juiz e diretor do Fórum da Comarca de Colíder, Gustavo Chimanazzo de Farias, juiz da 3ª vara da Comarca de Colíder, Anna Paula Gomes de Freitas, juíza e diretora do Fórum da Comarca de Nova Canaã do Norte, Osmar Rodrigues Serafini, presidente do Legislativo Colidense, Amauri Bouquet Ferreira da Silva, delegado de Polícia, capitão Odair Pereira de Moura à comandante da Companhia da PM, Edvaldo Luiz da Costa, comandante do tiro de guerra da Comarca de Colíder.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo