Projeto Ribeirinho Cidadão entra em segunda fase
sábado, 25 de março de 2006, 00h00
Cerca de 300 moradores de Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger, que têm dificuldade de acesso À Justiça, conseguiram modificar a situação de desvantagem a partir do projeto Ribeirinho Cidadão. Nesta segunda-feira (27), uma embarcação, adaptada para realização de audiências e atendimento ao público, irá percorrer localidades para verificar as demandas jurisdicionais da região.
A ação reforça a integração entre o Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria, Poder Judiciário, e prefeituras de Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço. A prestação de serviço acontece nesta segunda-feira das 15 À s 19 horas, na comunidade de Barra do Aricá, em Santo Antônio.
A promotora de Justiça de Leverger, Julieta do Nascimento Souza Faria da Silva, e o defensor público, Air Praeiro Alves, o juiz titular da Comarca de Santo Antônio, Lídio Modesto da Silva Filho, Juizado Especial Civil e Criminal, Polícia Militar e Justiça Eleitoral, entre outros realização diversas ações voltadas para os cidadãos carentes.
.
O destino final da embarcação é o Porto de Conchas, no rio Cuiabá. Além das adaptações no barco para garantir a efetivação da iniciativa, há ainda lancha disponível para verificações in loco. O projeto, que iniciou no último dia 17, prossegue até sábado (01 de abril). A partir desta terça-feira (28), a equipe visitará comunidades de Barão de Melgaço.
Para Julieta Souza, o trabalho de um promotor lotado em município pequeno e do interior é como o de um médico da família, que vai até a comunidade e vivencia os problemas da população. A rotina de atuação nas comunidades ribeirinhas inclui audiências realizadas todas À s terças e quintas-feiras . Ela acrescenta que, conforme a demanda, há plantões nos finais de semana. Inclusive houve um sábado em que 16 acordos foram firmados. Este ano, já foram realizadas 20 audiências nestes locais. O contato da representante do MPE tem sido tão interativo que eles até fizeram uma homenagem para ela na Câmara Municipal de Santo do Leverger.
Â
Assessoria de Imprensa MPE
Fones: (65) 3613 5146 //9983 5935