Ação do MPE garante qualidade na alimentação dos detentos de Leverger
quarta-feira, 29 de março de 2006, 00h00
Detentos da Cadeia Pública de Santo Antonio do Leverger conquistaram este mês de março o direito de preparar o próprio alimento. A reivindicação da mudança na alimentação já acontecia há algum tempo, mas a melhoria só foi implantada após uma intervenção da promotora de Justiça do município, Julieta do Nascimento Souza.
Entre as principais reclamações dos reeducandos estava a má qualidade do alimento que era preparado no presídio do Pascoal Ramos e a falta de segurança. 'Os marmitex que vinham de Cuiabá eram feitos na noite anterior e muitas vezes à devido a distância e o calor- essas refeições chegavam aqui em Santo Antônio já estragadas. Além do problema da qualidade outro fator que deixavam os reeducandos apreensivos era o fato desse alimento ser preparado pelos presidiários de Pascoal Ramos, o que fazia com que muitos tivessem receio de serem envenenados, uma vez que aqui em Santo Antônio estão justamente ex-policiais civis e militares que cometeram crimes', explicou o diretor do presídio, Álvaro Benedito de Lima.
'Um ponto interessante é que a mudança teve custo zero para a secretaria, pois a estrutura da cozinha foi toda implantada mediante doações. O alimento que utilizamos aqui é o mesmo que seria preparado no Pascoal Ramos, e os funcionários que trabalham aqui também são os próprios reeducandos. Mas todos no presídio afirmam que as refeições servidas melhoraram muito Além da questão da qualidade e da segurança também estamos economizando com o transporte dos marmitex, que vinham de uma distância de até 30 quilômetros todos os dias`, concluiu o diretor do presídio.
Outro ponto positivo destacado pelo diretor em relação a implantação da nova cozinha é o aumento das atividades diárias dos reeducandos, e o fato de hoje os agentes prisionais também se alimentarem com a mesma comida dos presidiários, o que além de trazer mais segurança - pois diminui o fluxo de pessoas que entram e saem do presídio - também é mais uma forma de economizar com marmitex diários.
Â
Â