Paulo Prado parabeniza Ellen Gracie e Gilmar Mendes empossados no STF
quinta-feira, 27 de abril de 2006, 00h00
'Representa um marco histórico na trajetória do Supremo Tribunal Federal', disse o procurador geral de Justiça, Paulo Prado, que encontra-se em Brasília, participando da solenidade de posse da ministra Ellen Gracie e do ministro Gilmar Mendes nesta quinta feira, 27, respectivamente, como presidente e vice-presidente do STF..
'Eu fico muito feliz por ela que é uma grande advogada, procuradora da República, ministra muito capacitada. O Ministério Público parabeniza Ellen e Gilmar Mendes, ilustre mato-grossense, ', declarou Prado. Ele entende que é um fato muito importante 'para marcar os 189 anos do STF'. Ellen Gracie é a primeira mulher a ocupar a presidência da mais alta Corte do País, cargo que já vinha exercendo interinamente desde a aposentadoria do ex-presidente da Corte ministro Nelson Jobim, no dia 30 de março.
A ministra Ellen Gracie Northfleet foi eleita no dia 15 de março, para presidir o Supremo no biênio 2006/2008. Na mesma data, o Plenário elegeu o ministro mato-grossense Gilmar Mendes para a vice-presidência do Tribunal. Desde a instalação do STF, esta é a primeira vez que uma mulher presidirá a Corte Constitucional brasileira.
Biiografia
A ministra Ellen Gracie Northfleet nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em 16 de fevereiro de 1948. Iniciou os estudos acadêmicos na Faculdade de Direito da então Universidade do Estado da Guanabara, tendo concluído, em 1970, no Rio Grande do Sul, o Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ellen Gracie foi nomeada em março de 1989 para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em vaga destinada a membros do Ministério Público Federal. Escolhida em reunião plenária do TRF da 4ª Região, de 22 de agosto de 1990, integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul no biênio 1990-1992.
Em 28 de maio de 1997, foi eleita para exercer o cargo de Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no biênio 1997-1999, onde dedicou sua gestão À s metas de ampliação e interiorização da Justiça Federal de Primeira Instância e À racionalização dos serviços e praxes judiciários.
Por decreto de 23 de novembro de 2000, foi nomeada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso para exercer o cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal, em vaga decorrente da aposentadoria do ministro Octavio Gallotti. Tomou posse em 14 de dezembro de 2000, tornando-se a primeira mulher a integrar a Suprema Corte do Brasil desde a sua criação.
No ano seguinte, 2001, a ministra Ellen foi eleita Juíza Substituta do Tribunal Superior Eleitoral e, em julho do mesmo, ano foi eleita Juíza Efetiva do TSE. Em 20 de fevereiro de 2003, foi eleita e tomou posse como vice-presidente da Corte eleitoral.
Natural de Diamantino (MT), Gilmar Mendes é ministro do STF desde junho de 2002. Antes, atuou como Procurador da República, subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e advogado geral da União (2000-2002).
Fonte: Assessoria de Imprensa do MPE e STF
Fones: 3613 5146//9983 5935