Novos promotores de Justiça tomam posse hoje À noite
sexta-feira, 05 de maio de 2006, 00h00
Nove novos promotores de Justiça do Ministério Público Estadual tomam posse hoje, em solenidade À s 20 horas no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Ao mesmo tempo, há o vitaliciamento de 16 promotores que ingressaram no MPE há três anos. Esta cerimônia finaliza o estágio probatório destes 16 membros. 'Com a posse de novos promotores, vamos poder melhorar a qualidade de atendimento À população mato-grossense. Desta forma, propiciar aos moradores de cidades longíquas e de difícil acesso, principalmente pela situação das estradas, a presença de um membro do MPE nestas localidades', explica o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado.
Os novos membros irão atuar em comarcas de Colniza, Cotriguaçu, Aripuanã, Nova Monte Verde, Apiacás, Porto de Gaúcho, Tabaporã, Nova Canaã, Marcelândia, São Felix do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Confresa, Ribeirão Cascalheira e Querências. A distância destes municípios da Capital varia de 600 quilômetros a 1,2 mil quilômetros.
Ele acrescenta que a mudança interfere diretamente no contexto social destas comunidades, já que terão assistência em questões que envolvam o meio ambiente, patrimônio público, família, cidadania, crianças e adolescentes, idosos e criminais, entre outros. 'Eleito o rol de procedimento, o cidadão poderá procurar aconselhamento ou mesmo intervenção do MPE com ações judiciais e extra-judiciais', complementa.
O procurador-geral admite que o número de promotores não é suficiente para atender todas necessidades dos mato-grossenses. No entanto, explica que, em face dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, em que o percentual do MPE é de apenas 2%, não é possível realizar novo concurso público. Segundo Paulo Prado, neste momento seria preciso complementar o quadro com mais 40 promotores. 'Todavia acreditamos na possibilidade de reação do Estado em voltar a crescer e propiciar, num futuro breve, melhores dias a todos. Aproveito para destacar o alto índice de formação profissional dos novos promotores de Justiça e que, com certeza, irão dignificar o MPE'.
A corregedora-geral de Justiça, Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres, lembra que o ingresso de novos membros reduz a sobrecarga de trabalho aos promotores, considerando ainda que alguns respondem por mais de um município .
Â
Lista de nomes dos novos promotores
Élide Manzini de Campos
Janine Barros Lopes
Paulo Henrique Amaral Motta
Jorge Damante Pereira
Márcio Florestan Berestinas
Alessandra Gonçalves da Silva Godoi
Fernanda Pawelec Vieira
Luciano Martins da Silva
Maisa Fidelis Gonçalves
Â
Promotores vitaliciados
André Luís de Almeida
Anne Karine Louzich Hugueney
Carla Marques Salati
Carlos Roberto Zarour César
César Danilo Ribeiro de Novais
Fabiana da Costa Silva
José Mariano de Almeida Neto
Marcelle Rodrigues da Costa e Faria
Marcelo dos Santos Alves Corrêa
Michelle de Miranda Rezende Villela Maletta
Nayara Roman Mariano Scolfaro
Patrícia Eleutério Campos
Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto
Renee do Ó Souza
Rodrigo Fonseca Costa
Wdison Luiz Franco Mendes