Membros do MPE aperfeiçoam técnicas de investigação sobre lavagem de dinheiro
quarta-feira, 17 de maio de 2006, 00h00
Nesta tarde, procuradores e promotores de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE) aperfeiçoam técnicas especiais de investigação para combate ao crime de lavagem de dinheiro. Também trocam informações sobre o trabalho de cooperação jurídica internacional para recuperação de ativos.
A primeira palestra será À s 14 horas. O tema é introdução À cooperação jurídica internacional, com o juiz federal da 4ª Região, Marcelo De Nardi. Na sequência, À s 15h45min, serão abordadas técnicas especiais de investigação, com o delegado federal da Diretoria de Inteligência do Departamento de Polícia Federal, Elzio Vicente da Silva.
Eles participam do Curso de Prevenção e Combate ao Crime de Lavagem de Dinheiro, que ocorre até sexta-feira (19) na Procuradoria-geral de Justiça de Mato Grosso .
O procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, explica que o curso prepara melhor os membros do MPE para o combate À lavagem de dinheiro, pois, além de terem oportunidade de atualizar-se sobre a atuação do crime organizado, também poderão examinar casos específicos, como a operação Arca de Noé.
Ele lembra inclusive que o MPE ingressou várias ações referentes À operação Arca de Noé, nas quais requer o afastamento de parlamentares acusados de lavagem. Mas aguarda deferimento de liminares que estão nas mãos de magistrados há mais de um ano. 'Acredito que o Poder Judiciário terá coragem e rapidez para decretar o afastamento destes deputados'.
Graciele Leite
Assessoria de Imprensa do MPE
36135146 // 99835935