MPE cobra conclusão da cobertura das ruínas em Vila Bela
terça-feira, 06 de junho de 2006, 00h00
O Ministério Público Estadual (MPE) oficiou o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, para cobrar integral cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente ao projeto de cobertura da Ruína da Igreja Matriz de Vila Bela da Santíssima Trindade (562 quilômetros a oeste de Cuiabá). O promotor de Justiça Pedro da Silva Figueiredo Júnior requer, conforme prevê o TAC, que a pasta comunique a previsão de término da obra. Ele explica que, apesar da inauguração da cobertura, no início do mês passado, o governo ainda precisa concluir os projetos de drenagem e jardinagem, bem como do museu ao ar livre.
'Vila Bela foi a primeira Capital do Estado. As ruínas da Igreja Matriz são importante acervo histórico, cultural e arqueológico de Mato Grosso. É preciso garantir a preservação deste patrimônio público', justifica o promotor. Acrescenta que a obra deverá estar concluída antes do período das chuvas. 'Apenas a cobertura das ruínas não impede a deterioração, já que sem o adequado escoamento da água, o local ficará alagado e a umidade desgastará a estrutura da antiga igreja', explica.
O compromisso inclui ainda que ao final da construção, a pasta enviará relatório para o MPE e Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan). O TAC foi assinado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Iphan, Prefeitura e Câmara Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade. Segundo informações da SEC, a cobertura é composta por aço anticorrosivo e possui 3065 metros quadrados.
Graciele Leite
Assessoria de Imprensa do MPE
3613 5146 // 9983 5935Â