Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Trabalhadores rurais não buscam certidão de nascimento em Cáceres

segunda-feira, 12 de junho de 2006, 00h00

Um dos trabalhos mais comuns executados pelo promotor da Vara da Família, em Cáceres (215 quilômetros de Cuiabá), Rogério Bravin, é o registro tardio de moradores da zona rural. Por ser uma cidade com grande número de propriedades rurais, cuja atividade mais relevante é a pecuária, diz que muitos trabalhadores passam quase toda a vida sem preocupar-se com a certidão de nascimento, até pelo modo simples modo de vida.

Assim, geralmente buscam o documento apenas quando precisam utilizar o Sistema Único de Saúde ou para solicitar aposentadoria. Ele destaca também a investigação de paternidade, muitas vezes proveniente de mães adolescentes, e a execução de alimentos, já que muitos pais deixam de disponibilizar o dinheiro ao filho por puro comodismo.

'A cidade enfrenta sérios problemas pela falta de emprego. Mas acredito que estes pais se omitem quanto À  pensão alimentícia por uma questão cultural. Eles simplesmente não pagam e também não justificam. Mas quando são presos, sempre dão um jeito de quitar o débito', relata Rogério Bravin.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do MPE/MT

(65) 3613 5146 /////9983 5935

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo