PGJ recebe contrato de doação de terreno para sede das promotorias de Cuiabá
quarta-feira, 21 de junho de 2006, 00h00
O procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, recebeu o contrato de doação da área que abrigará o edifício-sede das promotorias cíveis e criminais de Cuiabá. A cessão do termo foi feita pelo secretário de Estado Administração, Geraldo de Vitto, que representou o governador Blairo Maggi. O evento ocorreu À s 17 horas no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. O terreno, com 18.480 m², fica situado ao lado do Fórum Central da Capital. Prado planeja iniciar a obra no mês de setembro.
Também participaram da solenidade os secretários Marcos Henrique Machado (Meio Ambiente) e Célio Wilson de Oliveira (Justiça e Segurança Pública). Paulo Prado ressaltou que construir sedes próprias para as promotorias de Cuiabá é um desafio para o Ministério Público Estadual, considerando que a Instituição não poderia continuar atendendo a população no sub-solo do Fórum da Capital. Acrescenta que não apenas as promotorias de Justiça irão funcionar na nova sede, mas também a Central de Inquéritos e o Grupo de Apoio Especializado no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, cuiabano Márdio Silva Júnior, o prédio terá inicialmente 50 gabinetes. Serão construídos três pavimentos, sendo todos os andares adaptados para acessibilidade de pessoas com deficiência física. O primeiro piso será destinado ao atendimento ao público e contará com restaurante, lanchonetes e caixas eletrônicos. 'Haverá uma praça central arborizada para deixar o local mais humanizado', explica. Os gabinetes ficarão nos andares superiores, cada um com 45m2 e espaço para o apoio administrativo. A sede também terá anfiteatro com capacidade para 200 pessoas. O projeto será concluído em três meses e após o período é iniciado o processo licitatório para escolha da construtora.
Geraldo de Vitto parabenizou Paulo Prado pela ousadia e coragem e disse que estas características já estão marcando a gestão do procurador-geral. Reconheceu que o MPE estava com dificuldade em atender a população e que o governo apoiou e apoiará todas as obras necessárias para garantir a tutela jurisdicional no Estado. Por fim, agradeceu por participar deste momento histórico.
Já Paulo Prado destaca que esta é uma grande conquista de toda classe e do cidadão, pois a Instituição contará com espaço próprio e adequado À s demandas da sociedade. 'Precisamos dar visibilidade À população. Com isso, certamente a sociedade entenderá que a promotoria é uma Instituição independente.
'Só temos a agradecer o apoio incondicional do governador Blairo Maggi que está reconhecendo que o Ministério Público é uma instituição com credibilidade, que potencializa os questionamentos sociais do povo. A finalidade é retirar as promotorias de Justiça de salas acanhadas, ampliando a prestação jurisdicional, e colocar os promotores de Justiça em melhores acomodações', disse o procurador-geral de Justiça.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do MPE
Cecília Gonçalves
Graciele Leite
Fone: 65 3613 5146 ///9983 5935