Usuário do SUS terá informação precisa
terça-feira, 25 de julho de 2006, 00h00
Alline Marques /Jornal A Gazeta
A partir de novembro, todas as unidades de saúde de Cuiabá terão que exibir um painel com informações para os usuários, como o quadro de funcionários, com nomes de médicos, enfermeiros, e horários de expediente e das consultas. Os dados deverão ser atualizados diariamente.
Essas exigências constam no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado ontem entre o Ministério Público Estadual (MPE) e a Secretaria Municipal de Saúde. O promotor de Justiça e Cidadania, Alexandre Guedes, disse que o acordo foi proposto pelo MP em função do grande número de reclamações sobre a falta de informações com relação À s consultas.
Guedes ressaltou a importância da participação da população para o cumprimento do termo. "As pessoas serão parceiras. Elas poderão denunciar a ausência de algum médico ou funcionário, já que terão acesso aos horários e expedientes deles, por meio do quadro", explicou. As denúncias podem ser feitas pela ouvidoria do SUS, no 3051-9529, ou também pelo Disque-Cidadania, no 3612-2005.
Guedes acredita também que o painel pode ajudar a Secretaria de Saúde a ter mais controle quanto À s faltas dos profissionais. O secretário de Saúde, Elias Nogueira, informou que os quadros serão adquiridos por meio de licitação, mas ainda não tem o valor que será gasto com a aquisição do material.
No Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, os quadros serão colocados por áreas, como ortopedia, ginecologia, pronto-atendimento, entre outras. Nas policlínicas, o quadro terá que ser alterado, pois atualmente elas possuem um painel apenas com os horários dos médicos plantonistas, atualizado de acordo com a necessidade. Durante a reunião para assinatura do termo, também foi discutida a ausência de funcionários que possam orientar a população que procura o atendimento no Pronto-Socorro. Eles seriam os "Posso Ajudar". Isso porque, de acordo com o promotor, as pessoas que procuram o hospital acabam ficando "perdidas", já que não sabem para onde devem ir e quem devem procurar dentro do órgão.
Â