Julgamento de pistoleiro de MT é logo mais À s 14h
segunda-feira, 31 de julho de 2006, 00h00
A pedido da assistência de acusação, será logo mais À s 14 horas, o julgamento de Luiz Carlos Machado, o 'Luiz Bang' em Porto Alegre do Norte.
Assessoria MPE e
Rose Domingues A Gazeta
Luiz Carlos Machado, o "Luiz Bang", que já ocupou 5º lugar na lista dos pistoleiros mais perigosos do país, vai a júri popular hoje em Porto Alegre do Norte (1.125 km de Cuiabá). Ele é acusado de mando da tentativa de homicídio ao ex-prefeito Rodolfo Alexandre Inácio, o Cascão, sua mulher Fernanda Macruz, e o amigo Avelino Pereira Coelho, em novembro de 1988. Pesa
ainda sobre ele a acusação de aliciamento e tráfico de trabalhadores para fazendas de Mato Grosso e Pará e envolvimento no homicídio do ex-senador Olavo Pires, então candidato a governador por Rondônia.
Em razão do fato, Luiz Bang chegou a ser ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pistolagem, ocorrida entre 1991 e 1993. Ele também é acusado da autoria do quebra-quebra e das agressões na Câmara Municipal de Confresa , em 2 de maio.
Segundo a promotoria, Luiz Bang teve a prisão decretada porque estaria procurando os jurados para "votarem a favor dele". A expectativa, ainda assim, é de tumulto durante a audiência que tem início À s 14 horas e será aberta À população.
Conforme os autos, o alvo do assassinato era o ex-prefeito da cidade, "Cascão", que naquele ano conseguiu eleger um
sucessor ao cargo numa disputa acirrada com Luiz Bang. Após a divulgação do resultado, o acusado não se conformou com a derrota. Espalhou um boato pela cidade de que as eleições seriam anuladas. Para desmentir a situação e acalmar as pessoas, Cascão colocou um carro de som nas ruas, dizendo que as eleições estavam valendo. Luiz se irritou e deu início À s
ameaças de morte".
A promotoria afirma que no dia dos atentados, pistoleiros contratados e orientados pelo acusado chegaram atirando, ao todo foram contabilizados 10 disparos, outras pessoas inocentes poderiam ter sido mortas durante o incidente.