Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPE investiga poluição do ar em Nova Mutum

quarta-feira, 09 de agosto de 2006, 00h00

O promotor de Justiça Renee do Ó Souza instaurou inquérito civil para apurar as causas da poluição do ar e consequente mau cheiro instalado no município de Nova Mutum (264 quilômetros de Cuiabá). Ao mesmo tempo, irá investigar a emissão de pequenos resíduos na atmosfera provenientes da secagem de milho na cidade. Segundo Renee, suspeita-se que o mau cheiro é provocado pela atividade frigorífica na região. Já os resíduos estariam sendo emitidos em consequência da secagem do grão pela multinacional Bunge.

O Ministério Público Estadual (MPE) já solicitou perícia aos órgãos ambientais para certificar-se de quais são as causas da poluição do ar. Após a averiguação, o promotor define que medidas devem ser tomadas para solucionar o problema.

De acordo com Renee, a prefeitura já foi notificada para prestar esclarecimentos sobre as providências adotadas até agora para inibir o mau cheiro e emissão de resíduos, bem como para apresentar cópia das licenças de funcionamento dos frigoríficos e da multinacional secadora de grão. O promotor solicitou ainda informações sobre a localização das empresas para averiguar se estão instaladas em conformidade com a lei de zoneamento urbano.

Renee também quer esclarecimentos por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) sobre as licenças de operação expedidas aos frigoríficos de Nova Mutum, especificamente a Intercoop (Excelência) e Mary Louise (Perdigão).

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do MPE

Graciele Leite

(65) 3613 5146 /// 9983 5935

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo