Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPE quer mais policiais militares em São José do Rio Claro

terça-feira, 15 de agosto de 2006, 00h00

O Ministério Público Estadual propôs ação civil pública, com pedido de liminar, contra o Estado de Mato Grosso para que haja aumento no efetivo da Polícia Militar (PM) em São José do Rio Claro (315 quilômetros de Cuiabá). Atualmente, há no município cinco PMs sendo que um deles não está na ativa. O promotor de Justiça César Danilo Ribeiro de Novais requer ao menos 15 profissionais para coibir a violência no município. 'A ineficiência da segurança deixa a população com uma sensação geral de pânico, pois todos se sentem vulneráveis em relação À  criminalidade', explica.

De acordo com Novais, foi expedido ofício em junho À  Secretaria de Justiça e Segurança Pública para resolução do problema. No entanto, até hoje o MPE não recebeu resposta. Por isso, na ação, o promotor requer prazo de no máximo 72 horas, a partir do deferimento da liminar, para que o Estado faça o remanejamento de 11 policiais a São José do Rio Claro. A multa estipulada é de R$ 10 mil ao dia caso haja descumprimento da decisão. O MPE ainda exige que o Estado informe o número de policiais disponíveis, tanto na ativa quanto inativos, em Mato Grosso e no município.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2005) indicam que há 14 mil moradores em São José do Rio Claro. 'Teoricamente, se considerarmos a população do município, cada policial atende 3,5 mil habitantes. Porém, como eles fazem rodízios e plantões, temos diretamente um PM para mais de sete mil pessoas. Isto é um descaso com as pessoas que residem em São José do Rio Claro', critica. 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do MPE/MT

Graciele Leite

(65) 3613 5146 /////9983 5935

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo