MPE quer que Sejusp construa rede de esgoto em cadeia de Rondonópolis
terça-feira, 29 de agosto de 2006, 00h00
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, foi notificado pelo Ministério Público Estadual (MPE) para que construa em 90 dias rede de saneamento básico na Cadeia Pública e na Penitenciária Major Eldo Sá Correa (Mata Grande), ambas em Rondonópolis (212 quilômetros de Cuiabá). Segundo o promotor Marcelo Malvezzi, parte do esgoto da Mata Grande está exposto. A outra parte passa pela vala de infiltração da fossa de forma precária, cujo problema também é evidenciado na Cadeia Pública.
'É preciso construir uma estação de tratamento para propiciar melhor filtragem e remoção dos compostos orgânicos. Desta forma, evitar a propagação do mau cheiro, entupimento e transbordamento dos resíduos, o que prejudicaria a saúde da população'. Explica que a situação é ainda mais grave na Mata Grande por causa da atividade agropecuária existente nas proximidades da Penitenciária. Acrescenta que o fato foi constatato inclusive pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) por meio de inspeções realizadas a pedido do MPE.
Atualmente, a população carcerária da Cadeia Pública é de 256 presos, entre homens e mulheres, sendo que a capacidade do local é de 136 pessoas. Já a Penitenciária de Mata Grande abriga 648 reeducandos.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do MPE/MT
Graciele Leite
(65) 3613 5146 /////9983 5935