Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Convênio vai coibir práticas ilegais

terça-feira, 10 de outubro de 2006, 00h00

A luta para retirar Mato Grosso da lista dos campeões de desmatamento ganhou um reforço nesta segunda-feira (9) com a assinatura do termo de cooperação técnica entre Ministério Público do Estado, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – Imazon e o Instituto Centro de Vida – ICV. A finalidade é monitorar o desmatamento na amazônia mato-grossense.

Pelo termo, o MPE vai avaliar periodicamente as análises e resultados da execução do que foi acordado, o Imazon e ICV prestam apoio técnico ao MPE, por exemplo, com informações de detecção de desmatamento em áreas de florestas do Estado.

O promotor de Justiça, Gerson Barbosa, considera o termo de cooperação de extrema importância porque permite chegar à derrubada de árvores em tempo real e evitar desmatamentos.

O pesquisador sênior Adalberto Veríssimo do Imazon entende que é importante chegar mais próximo do que realmente está acontecendo e trabalhar para o Estado sair do ranking de campeões de desmatamento.

É importante que a sociedade saiba o que está acontecendo, reforçou Sérgio Guimarães, coordenador executivo do ICV, destacando a necessidade de o povo poder utilizar e esses instrumentos.

O coordenador do Curso de Direito Ambiental da UFMT, Carlos Teodoro Irigaray, observou que esta iniciativa de transparência florestal está se consolidando de forma nacional e garantiu já está preparando ações penais entre outros procedimentos necessários para coibir práticas ambientais ilegais.

'Acredito que é possível acompanhar o desenvolvimento sem destruir os recursos naturais', concluiu o procurador geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, ao destacar a importância da união das instituições para evitar devastação ambiental.

Assessoria de Imprensa do MPE

Cecília Gonçalves

(65) 3613 5146 ///9983 5935

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo