Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Ministério Público reforça campanha de combate ao nepotismo

terça-feira, 24 de outubro de 2006, 00h00

A campanha faz parte de um movimento nacional para evitar o nepotismo em órgãos públicos. Cada estado tem autonomia própria para deflagrar suas ações. De acordo com o promotor de Justiça do Patrimônio Público Roberto Aparecido Turin já foram notificadas prefeituras e câmaras municipais, o próximo passo será estender o questionário aos órgãos estaduais.'Há casos onde o número de cargos comissionados ultrapassa os efetivos, quando o ideal seria apenas 30%, espero que os administradores dos municípios sejam rápidos em suas avaliações', comentou Turin.

Na Prefeitura de Alto Araguaia (414km de Cuiabá) as notificações já começaram a surtir efeito, em um termo de ajustamento de conduta a Câmara Municipal assumiu o compromisso de exonerar até 31 de dezembro de 2006 quatro funcionários que hoje fazem parte do quadro.

Para o promotor da cidadania Alexandre de Matos Guedes, a cultura do nepotismo fere o princípio da eficiência, moralidade e impessoalidade,' fica complicado para o administrador público ser imparcial ao gerenciar um membro da família'.

De acordo com o procurador geral de Justiça Paulo Prado, o exemplo vem de casa, só no Ministério Público de Mato Grosso são cem cargos de comissão com livre nomeação, contudo não há vínculo de parentes de promotores ou de qualquer outro funcionário na instituição. Em relação a aceitação ou não dos outros poderes no combate ao nepotismo em órgãos públicos como Assembléia Legislativa e Tribunal de Contas, ele acredita que não haverá problemas, pois confia na seriedade dos atuais administradores do Estado.

Assessoria de Imprensa do MPE

Cecília Gonçalves

(65) 3613 5146///9983 5935

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo